São Paulo – Mais um país árabe, o Catar, retirou suas restrições às compras da carne de frango do Brasil. Com isso, apenas dois países da região, Arábia Saudita e Omã, mantém alguma limitação para a entrada em seus territórios do produto nacional. Essas nações, no entanto, proíbem a compra apenas do estado do Rio Grande do Sul, onde surgiu – e já foi solucionado – um foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).
A informação sobre o Catar foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na quarta-feira (6) ao final do dia, juntamente com o anúncio de que também Coreia do Sul e Angola retiraram as restrições temporárias. Segundo a pasta, ainda o Japão anunciou a retirada das limitações relacionadas ao município de Montenegro, as mantendo para as cidades de Campinápolis e Santo Antônio da Barra, na região do foco.
Com isso, atualmente oito países e blocos econômicos mantém restrição total ao Brasil para importação de frango, dez limitam a suspensão ao Rio Grande do Sul, um a municípios da região afetada e quatro a zonas do foco. O Brasil foi declarado livre da gripe aviária pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), após 28 dias sem novos casos em granjas comerciais na sequência do registro do foco.
Leia também:
Exportação de carne de frango é recorde em 2024


