São Paulo – Cinco barcos da FS Yachts, indústria do estado de Santa Catarina, chegaram aos Emirados Árabes Unidos no começo deste mês. A empresa fez a sua primeira exportação para o país árabe e já negocia mais uma venda, desta vez de 36 lanchas, de acordo com o diretor comercial Renato Asse. “Teve uma aceitação muito boa, pela sofisticação”, afirma Asse – que é descendente de sírios – a respeito dos barcos fabricados pela FS Yachts.
O estaleiro tem sede na cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis, e produz 44 barcos ao mês, dois a cada dia útil. As menores lanchas são de 18 pés e custam ao redor de US$ 25 mil. Elas comportam sete pessoas, são adequadas para passeios com ida e volta no mesmo dia e esportes aquáticos. Já as maiores têm quarto com pé direito de 1,9 metro, duas camas de casal, banheiro, geladeira, ar condicionado, entre outras comodidades. Em função disto, podem ser ancoradas para os passageiros passarem a noite. Custam cerca de US$ 180 mil.
De acordo com Asse, os Emirados foram uma surpresa para a empresa, que se voltou para a exportação apenas em 2014. Um profissional de Santa Catarina que busca produtos para o país árabe foi quem procurou a FS Yachts. As lanchas foram enviadas em casco para uma empresa dos Emirados, que depois inseriu nelas motores e acessórios para revenda. Os acessórios, como ar condicionado, GPS, som, churrasqueira, normalmente são personalizados, de acordo com o gosto do cliente.
A FS Yachts pretende investir bastante na exportação nos próximos meses e anos, mas ainda não sabe a importância que o mercado árabe terá nas suas vendas. “Não temos um histórico com eles, não sabemos se terá continuidade”, afirma Asse. O diretor comercial, no entanto, acredita no potencial do mercado do Oriente Médio e também da FS Yachts como exportadora. “Somos o segundo maior estaleiro da América Latina”, afirma Asse, complementando ainda que os Emirados são um mercado rico, mas muito novo e por isso tem carência do produto.
Além da venda feita para Emirados, a companhia catarinense está negociando uma exportação para a Dinamarca. E está buscando mercado em países tradicionais compradores de barcos, com Grécia, Eslovênia, Suécia. A meta da empresa é fazer com que a exportação, que está começando, responda por 25% da produção até o ano de 2017. O diretor comercial afirma que no Brasil ainda não há entre a população a cultura ligada ao barco, de ter um barco, enquanto que em outras regiões do mundo, como nos Estados Unidos e Europa, as pessoas já constroem suas casas com garagens que comportem os carros e o barco.
A FS Yachts surgiu da compra do estaleiro gaúcho FS Boat, da cidade de Vera Cruz. Em 2011, a empresa foi comprada pelo empresário Almiro de Souza Neto e transformada em FS Yachts. A sede passou para Santa Catarina e empresa foi toda reestrutura, principalmente na área comercial, e passou a investir na exportação.
Contato:
FS Yachts
Telefone: +55 (48) 3279-7333
Email: fsyachts@fsyachts.com.br
Site: www.fsyachts.com.br