São Paulo – O Centro Cultural Árabe Sírio promove, na próxima quinta-feira (26), uma noite poética em celebração aos 30 anos do Movimento Poético de São Paulo. O evento trará dez declamadores e terá ainda uma apresentação musical em violão.
O Movimento Poético de São Paulo foi fundado em 1980 e, desde 1984, promove noites de poesia no centro árabe, localizado na Rua Augusta, na capital paulista. Este ano, a noite terá ainda o lançamento do livro Antologia em Versos, com trabalhos de 105 poetas.
A coordenação do evento está sendo realizada pelo poeta e jornalista Khaled Fayez Mahassen, libanês que vive no Brasil há 40 anos. Ele conta que chegou ao país na época da ditadura, e que acontecimentos marcantes da história árabe, como a questão palestina e os conflitos no Líbano, marcaram a composição do seu trabalho nas poesias patrióticas e revolucionárias.
No entanto, hoje ele se dedica a escrever poesias românticas, nas quais a presença de sua origem árabe também é bastante forte. “Certamente tem um toque oriental, um toque árabe. Nós, árabes, somos muito sentimentais, tudo se transforma em poesia.”
Os poemas declamados no evento serão em português, mas Mahassen diz que deve haver também a declamação de um poema em árabe. Ele conta que escreve poemas desde os 14 anos, tendo começado sua obra em árabe. O poeta acredita que a mistura das temáticas árabes com a língua portuguesa dá um bom resultado.
“A simpatia do nosso povo brasileiro, essa convivência gostosa, essa liberdade de se falar do jeito que quiser, tudo misturado com a cultura árabe, dá uma poesia bonita”, diz Mahassen.
Serviço
Noite poética e lançamento do livro Antologia em Versos
Data e horário: 26 de agosto, às 20 horas
Local: Centro Cultural Árabe Sírio
Rua Augusta, 1053, Bela Vista, São Paulo
Salão Nobre
Entrada gratuita

