Geovana Pagel
São Paulo – O Oriente Médio pode se tornar o principal mercado da Cerâmica Porto Ferreira. "A região é muito próspera, a gente sente cheiro de ouro", disse Carlos De Oliveira, trader da companhia que acabou de retornar ao Brasil, após uma viagem de negócios para a região. Durante um mês ele visitou sete países árabes: Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Líbano e Kuwait.
Oliveira conta que vendeu 39 contêineres, cerca de US$ 140 mil, em revestimentos cerâmicos durante a viagem e está bastante otimista em relação ao futuro dos negócios com os compradores árabes.
"As exportações para os países árabes começaram há dois anos, mas foi somente em setembro do ano passado que a empresa começou a investir mais pesado na abertura do mercado árabe", disse Oliveira. "Nesse curto espaço de tempo, conquistamos uma receptividade tão grande que daqui a um ano o Oriente Médio pode se tornar o principal mercado de destino das exportações da Porto Ferreira", acrescentou.
De acordo com ele, tendo como base pesquisas realizadas nos países árabes, a Porto Ferreira desenvolveu uma linha especial com desenhos, cores e texturas diferenciadas. "As pesquisas sobre tendências permitiram ao departamento de desenvolvimento da Porto Ferreira criar, com uma pitada bem brasileira, uma linha exclusiva para o Oriente Médio", ressalta Oliveira.
A Porto Ferreira iniciou as vendas externas há 12 anos. Hoje cerca de 40% do faturamento da empresa vem das exportações. O maior destino são os Estados Unidos.
O grupo
Em 1931 um grupo de paulistas liderados por Djalma Forjaz, fundou na cidade de Porto Ferreira, situada a 200 quilômetros de São Paulo, uma pequena cerâmica que recebeu o nome da cidade: a Cerâmica Porto Ferreira.
Hoje a empresa emprega cerca de 300 pessoas, tem uma área construída superior a 50 mil metros quadrados e terreno com cerca de 300 mil metros quadrados. Sua capacidade produtiva é de 8,4 milhões de metros quadrados anuais de produtos cerâmicos (pisos e revestimentos) para o segmento da construção civil.
Contato
Site: www.ceramicaportoferreira.com.br
E-mail: carlos_oliveira@ceramicaportoferreira.com.br