Algérie Presse Service*
Argel – O ministro das Cidades da Argélia, Abderrachid Boukerzaza, disse nesta segunda feira (16) que a população urbana do país deve chegar a 80% até 2025. Falando diante do Parlamento do país em um debate sobre as leis nas cidades, Boukerzaza falou de projeções que indicam que 33 milhões de um total de 41 milhões de argelinos estarão concentrados nas cidades até 2025.
"A situação não diz respeito apenas a Argélia", disse ele, acrescentando que a população urbana mundial chegou a 3 bilhões de habitantes no ano de 2000, de um total de 6 bilhões. O ministro lembrou que, em 1966, 31% da população argelina, que era de 12 milhões de pessoas, morava nas cidades. O precentual subiu para 58% em 1998, de um total de 29 milhões de habitantes.
Falando sobre as mudanças pelas quais passaram as cidades da Argélia, Boukerzaza enfatizou que hoje em dia as cidades são arenas de competição em diferentes campos, favoráveis aos fluxos de investimentos, acesso a mercados estrangeiros e centros econômicos, financeiros, sociais e culturais.
*Tradução de Silvia Lindsey

