Emirates News Agency*
Abu Dhabi – A petrolífera norte-americana ChevronTexaco anunciou hoje (11) que sua subsidiária Caltex Trading and Transport fechou um acordo com a empresa petrolífera dos Emirados Árabes Unidos, (ENOC, na sigla em inglês), sua parceira estatal nos Emirados Árabes Unidos, para vender a ela sua participação na Emirates Petroleum Products Company L.L.C. (EPPCO), uma empresa que vende combustíveis em Dubai. Segundo a companhia norte-americana, o acordo garante que a rede da EPPCO continue a vender lubrificantes da Caltex.
Este acordo faz parte da estratégia da Chevron-Texaco de melhorar seus rendimentos se concentrando em áreas onde tenha uma posição competitiva e aonde suas três principais marcas, Chevron, Texaco e Caltex, sejam bem conhecidas.
A nova estratégia da empresa norte-americana fez com que a Caltex vendesse sua participação em companhias que comercializam combustíveis e em lojas de conveniência em Dubai e nos Emirados do Norte. A Caltex continuará a expandir sua participação nos mercados de combustíveis de aviação, lubrificantes e estocagem, através de outras joint-ventures que mantém com ambas as estatais dos Emirados.
A Chevron-Texaco é uma das maiores empresas mundiais no setor de energia. Com mais de 47 mil empregados, as subsidiárias da Chevron-Texaco têm negócios em cerca de 180 países ao redor do mundo. A empresa produz e transporta petróleo cru e gás natural e refina, vende e distribui combustíveis e outros produtos do setor.
*Tradução de Mark Ament