São Paulo – O momento é de oportunidade para empresas brasileiras na Arábia Saudita. A ideia foi defendida pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi (foto acima), na Brazil Saudi Arabia Conference, promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) nesta segunda-feira (04), na sede da Federação das Câmaras Sauditas, em Riad. A conferência é parte da missão que o LIDE organiza à região, que começou no domingo (03) e passará ainda pelos Emirados Árabes Unidos, com término na sexta-feira (08).
“É um momento bom para a ampliação da cooperação econômica entre Brasil e Arábia Saudita porque a Arábia Saudita está vivendo um momento de grande desenvolvimento no contexto da Visão 2030”, disse ele para a ANBA sobre o assunto que tratou no evento. A Visão 2030 é um plano estratégico do país árabe para diversificar a economia e impulsionar o crescimento local. Segundo Chohfi, a iniciativa abre enormes oportunidades para que empresas brasileiras possam participar dos grandes projetos sauditas em diferentes áreas.
Chohfi também lembrou da sucessão de visitas de alto nível que ocorreram entre os países, inclusive do atual presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à Arábia Saudita, fortalecendo a possibilidade de cooperação econômica e de mais comércio. O presidente da Câmara Árabe falou ainda da importância comercial que um país tem para o outro, com o Brasil fornecendo alimentos para a Arábia Saudita e os sauditas vendendo seus derivados de petróleo e fertilizantes aos brasileiros. No ano passado, esse comércio bilateral alcançou US$ 6,7 bilhões.
A conferência teve a presença de representantes de setores relevantes do Brasil. O vice-presidente para Oriente Médio e Ásia-Pacífico da Embraer Defesa & Segurança, Caetano Spuldaro Neto, falou sobre os planos da empresa para a região, o vice-presidente da Raízen, Paulo Neves, abordou o potencial do Brasil em energias renováveis, o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Rinaldo Mancin, falou de oportunidades de investimentos para os dois países em energia e mineração.
Entre outros nomes, o CEO da Amaro Aviation, Marcos Amaro, falou sobre o interesse em ser uma plataforma de aviação no Brasil; o presidente do LIDE na Arábia Saudita, Abdulmalik Al Qhatani, disse que energia, mineração, logística e indústria são os quatro setores que devem guiar a economia saudita; o ex-ministro da Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues, disse que o agronegócio, em especial o brasileiro, é indispensável na resolução de problemas mundiais, como a segurança alimentar, segurança energética, mudança climática e desigualdade social.
Câmara Árabe na missão
Além de falar na conferência nesta segunda-feira, o presidente da Câmara Árabe também deu overview, no domingo, aos empresários brasileiros integrantes da missão sobre Arábia Saudita e mundo árabe. A delegação tem a presença do ex-ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Fernando Furlan, chairman do LIDE, e do ex-governador de São Paulo, João Doria, co-chairman do LIDE. Além de Chohfi, a Câmara Árabe também está representada pelo diretor do Escritório da entidade em Dubai, Rafael Solimeo.