Cientista político falará sobre desafios do Brasil em 2019

Fernando Schüler fará palestra no dia 15 de agosto, às 9h, na sede da Câmara Árabe, na capital paulista. Ele abordará questões que o Brasil deve enfrentar no ano que vem e possíveis cenários nas eleições deste ano.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O cientista político e professor universitário Fernando Schüler (foto acima) fará uma palestra sobre eleições, democracia e desafios do Brasil em 2019, no dia 15 de agosto, às 09 horas, no Auditório Walid Yazigi, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista. As inscrições estão abertas.

O Brasil vive no segundo semestre deste ano eleições que vão escolher o presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais e estaduais. Schüler pretende apresentar uma visão do sistema de alianças e das principais questões em jogo nas eleições, além dos cenários mais prováveis de desfecho deste processo eleitoral.

“O que representa cada candidatura? Qual a probabilidade de cada uma chegar ao segundo turno?”, disse Schüler, exemplificando para a ANBA as questões que levantará na palestra sobre os candidatos à presidência.

O sistema de alianças são os blocos partidários que vão se consolidar para apoiar cada um dos principais candidatos à presidência da República. “A partir daí pode-se identificar o perfil de cada candidatura”, afirmou. Dentro deste tema, Schuler também falará sobre o tempo de propaganda na televisão e recursos para a campanha, fatores que devem ser decisivos nas eleições, de acordo com ele.

Também serão abordados os resultados que a forma atual de organização do sistema político-partidário tem produzido no Brasil. O professor fará uma análise do processo político brasileiro desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e um rápido balanço do atual governo, do presidente Michel Temer (PMDB).

Ele falará ainda sobre perspectivas de renovação do Congresso Nacional e as principais pautas estruturais que o Brasil deve enfrentar a partir de 2019. Essas pautas são as reformas estruturais, aquelas que podem trazer mudanças a longo prazo para o País.

Schüler é professor na instituição de ensino superior Insper, articulista, consultor de empresas e organizações civis nas áreas de cultura, ciências políticas, gestão e terceiro setor. O palestrante foi secretário de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, além de diretor do Instituto Ibmec, do Rio de Janeiro.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele também tem pós-doutorado pela Universidade de Columbia, de Nova York, e especializações em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública e em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-Americana pela Universidade de Barcelona.

Schüler criou e é curador do projeto Fronteiras do Pensamento, que promove conferências e desenvolve conteúdos com pensadores, artistas, cientistas e líderes em seus campos de atuação, com a proposta de fazer análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro.

Serviço:

Palestra “Brasil: eleições, democracia e os desafios do País para 2019”
Dia 15 de agosto de 2018, às 9h
Auditório Walid Yazigi – Câmara de Comércio Árabe Brasileira – 11º andar
Avenida Paulista, 287/283 – Bela Vista – São Paulo – SP
Entrada gratuita
Informações e inscrições: members@ccab.org.br

Divulgação

Publicações relacionadas