São Paulo – Na primeira sexta-feira (05) de junho, Riad, a capital da Arábia Saudita, teve sua primeira exibição de um filme, após uma proibição que durava 30 anos no país. A informação foi divulgada pelo site do jornal árabe Gulf News, de Dubai.
O filme "Menahi", uma comédia estrelando o ator saudita Fayez Al Maliki, foi exibido no Centro Cultural King Fahd para um grande público. O acontecimento é um marco na cultura e sociedade sauditas. "Menahi" é a estréia cinematográfica do personagem homônimo interpretado por Al Maliki na televisão.
A companhia Rotana, de propriedade do príncipe saudita Al-Waleed bin Talal bin Abdul Aziz Al Saud, produziu e financiou o filme, que custou US$ 2 milhões. Antes da sessão em Riad, "Menahi" já tinha sido exibido nas cidades de Jeddah e Taif em dezembro do ano passado, onde atraiu um total de 25 mil espectadores homens e 9 mil mulheres.
"Sinto como se hoje fosse o dia do casamento", disse o ator Al Maliki após a sessão em Riad. "Esta foi a primeira experiência, e foi muito bem-sucedida. Espero que seja ainda melhor nos próximos filmes", concluiu, de acordo com o site Arabian Business.
Al Maliki contracena com outros sete atores sauditas no filme, além das atrizes Mona Wassef, da Síria, e Rimaz, também da Arábia Saudita. "Está na hora de exibir o filme nas telas de cinema sauditas, ao invés de obrigar os espectadores a irem para o Bahrein, Egito e outros países para ir ao cinema", ele disse.
Al Maliki explicou que "Menahi" já tinha sido exibido em uma sessão particular em Riad: "Já tínhamos apresentado o filme no mês passado em um clube literário, mas a platéia foi restrita a escritores, intelectuais e críticos", afirmou. "Esta foi a primeira exibição comercial", disse o ator. O príncipe decidiu doar a renda do filme para pacientes com câncer no país árabe, ainda segundo o Gulf News.
O filme segue em cartaz em Riad, com duas sessões por dia aos sábados, domingos e quintas, de acordo com o relações públicas e diretor de mídia da Rotana, Ebrahim Baddy.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

