São Paulo – Quatro filmes que integraram a 19ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada entre agosto e setembro na capital paulista, ganharão sessões extras neste mês. Eles serão exibidos na Cinemateca Brasileira, também em São Paulo, de 9 a 11 de outubro.
Ficarão em cartaz as produções “O Poeta Rei”, “Lyd”, “Beirut Hold’em” e “À Beira do Vulcão”. Em comum, estes filmes e os outros que foram exibidos na mostra dividem o esforço em sair dos clichês do cinema, como afirmou o curador da mostra e diretor da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Arthur Jafet, na abertura do evento deste ano. São também produções que buscam apresentar ao espectador a diversidade do cinema árabe.
“O Poeta Rei” (2024) é dirigido pelo português Carlos Gomes e fez sua estreia mundial em São Paulo. O filme propõe uma viagem pelo território de Al Andalus, na Península Ibérica, por meio da trajetória de Al-Mu’tamid (1040-1095), rei de Sevilha que tinha vocação para as palavras e a poesia.
“Lyd” (2023) é um documentário de ficção científica de Ramis Younis e Sarah Friedland que apresenta os habitantes de Lyd, uma cidade palestina que passou a integrar território israelense em 1948. O filme questiona como seria a cidade se ainda hoje estivesse sob controle palestino.
Variedade de histórias sobre a realidade árabe
De Michel Kammoun, “Beirut Hold’em” (2022) retrata a vida de um ex-presidiário e seus amigos de infância em meio às dificuldades políticas e econômicas do Líbano. “À Beira do Vulcão” (2023), de Cyril Ariss, aborda as consequências da explosão do porto de Beirute na cidade. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados uma hora antes de cada sessão. Confira mais informações e a programação aqui.
Leia também:
Mostra explora o mundo árabe pela arte do cinema
Um filme para ver o poeta no rei Al-Mu’tamid