São Paulo – Que tal ir ao Museu do Cairo à noite, em uma visita privada só para você e seu grupo de viagem? Ou então ter aula de culinária no Marrocos e fazer um acampamento quase personalizado no deserto do país, tendo ao lado guias especializadas, explicando em português os pormenores da arte e da história do local? Essa é a proposta de duas empreendedoras de Porto Alegre, capital gaúcha, que organizam viagens cujos roteiros têm como foco o conhecimento da história e da arte dos países e cidades.
O projeto se chama “Viajando com Arte” e promove entre duas a três viagens para diferentes países por ano, incluindo nações árabes. Já estiveram na rota França, Egito, Marrocos, Turquia, Rússia, Itália, Espanha e Peru. A iniciativa existe há seis anos e para o Egito foram feitas duas viagens, em 2007 e 2008. "O Egito é a nossa menina dos olhos, já tínhamos planejado outra viagem para 2013", diz Mylene Friedrich Rizzo, uma das fundadoras do Viajando com Arte, explicando que o roteiro foi cancelado em função da situação ainda pouco estável no país.
O grupo que viajou para o Egito, por exemplo, fez uma viagem de cruzeiro pelo rio Nilo, voou de balão sobre o Vale dos Reis e visitou o Museu do Cairo à noite, tudo com a devida explicação histórica de Rizzo e sua sócia Clarisse Zanetello Linhares. O Marrocos foi destino há cerca de três anos e lá os viajantes fizeram um acampamento noturno no deserto, para onde foram de camelo e tiveram recepção de músicos, com fogueira e tudo. Também tiveram aula de culinária em Marrakesh.
Rizzo explica que há história e arte no roteiro, mas as viagens podem ser definidas como de experiência. “Damos toda a informação histórica e mostramos as coisas artísticas mais importantes, mas não é só cultural, também vamos a bons restaurantes, ficamos em ótimos hotéis”, conta Rizzo. Tanto que aventura também é um ponto forte. Na Itália, por exemplo, o grupo fez uma visita noturna e privada à Capela Sistina do Vaticano, no Peru foi feito piquenique no Vale Sagrado diante das Ruínas de Pisac, na Turquia o grupo passeou a cavalo no Vale do Amor e teve jantar com violinos nas Ruínas de Éfeso.
A próxima viagem prevista será a primeira nacional, para o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, em outubro. Rizzo e Linhares vão acompanhar os organizadores da Bienal do Mercosul, mostra de arte que ocorre em Porto Alegre, para conhecer o local que é um dos melhores do mundo em arte contemporânea. Também haverá, em novembro, viagem para Nova York com o tema “Arte e Moda”, com passagens previstas por três museus de moda e pontos de moda. Em 2013 estão no roteiro México, Tailândia e Camboja. Para 2014, Marrocos e Turquia.
Quem operacionaliza as viagens para Rizzo e Linhares é a agência Porto Brasil Viagens. As duas começaram a atuar na área há cerca de dez anos, quando passaram a oferecer cursos e palestras sobre história e arte em um projeto pessoal chamado “Encontros com Arte”. Como os alunos começaram a pedir que elas os acompanhassem em viagens, surgiu a ideia do “Viajando com Arte”. “Surgiu da necessidade das pessoas não ligadas à universidade quererem saber mais de história, de cultura”, conta Rizzo.
Rizzo é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também tem pós-graduação em História do Brasil pela Faculdade Porto Alegrense (Fapa). Linhares é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS e sempre fez estudos alternativos sobre História. Segundo Rizzo, a maioria dos turistas que viaja pelo projeto é mulher e gaúcha. Mas segundo ela, devido à visibilidade tida nos últimos anos, o “Viajando com Arte” passou a levar também pessoas de outros estados do Brasil.
Contato:
Projeto Viajando com Arte
Telefone: + 55 (51) 9991-1011
E-mail: encontroscomarte@terra.com.br
Blog: http://wp.clicrbs.com.br/viajandocomarte
Site: www.encontroscomarte.com.br