São Paulo – A Gulfood 2024, feira que se encerrou nesta sexta-feira (23) nos Emirados Árabes Unidos, teve a sua maior movimentação desde o período pré-covid e negócios muito aquecidos para os brasileiros. A percepção é do diretor do Escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Dubai, Rafael Solimeo, que acompanhou a participação nacional na maior exposição de bebidas e alimentos do Oriente Médio.
“A feira está no seu auge, estava gigante este ano”, disse o executivo. Além da alta movimentação, Solimeo percebeu que os visitantes estavam realmente interessados em fechar negócios e que as empresas brasileiras estavam muito bem-preparadas para atendê-los. “Diferente das negociações demorando um ou dois meses, como a gente costuma ver, os compradores chegaram nos estandes com pedidos nas mãos”, diz.
O executivo atribui esse desempenho a alguns fatores. Um deles é a proximidade do Ramadã, período sagrado do Islã no qual os muçulmanos jejuam durante o dia e fazem refeições coletivas pela noite, impulsionando a demanda por alimentos. Solimeo acredita que os compradores aproveitaram para resolver seus pedidos na feira já que durante o Ramadã o ritmo de negócios diminui nos países muçulmanos. No período sagrado, as empresas dessas nações costumam encurtar o expediente e diminuir as atividades profissionais.
Solimeo também percebeu uma relação entre o aumento da procura pelas empresas brasileiras com o atual cenário internacional. Ele acredita que, com a instabilidade geopolítica em algumas regiões, os árabes reforçaram o seu olhar para o Brasil como um fornecedor estável e confiável. O diretor também viu as empresas nacionais muito bem-preparadas para atender a região e acredita que o Projeto Halal do Brasil, que promove a presença do produto halal brasileiro no mundo e impulsiona a capacitação das empresas nacionais nesse nicho, influenciou nisso.
Presença brasileira
A Câmara Árabe levou 11 empresas para expor na Gulfood (foto de abertura), mas a presença brasileira foi além, com pavilhões organizados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e entidades parceiras, comportando 117 companhias nacionais, além de estandes independentes de algumas marcas. “Acredito que mais de 130 empresas brasileiras estiveram presentes na Gulfood”, afirma Solimeo. A Câmara Árabe e a ApexBrasil fizeram durante a feira ações do Projeto Halal do Brasil, especialmente oferecendo cardápios com produtos brasileiros halal.
Outros participantes também tiveram percepção positiva da Gulfood. “Uma feira com bastante movimento, muitos negócios”, disse o diretor de Novos Negócios da Câmara Árabe, Estevão Carvalho, que esteve na mostra. Ele afirma que na exposição, associados da Câmara Árabe reencontraram clientes e conheceram novos. “Uma presença bem marcante da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e seus associados”, disse ele para a ANBA.
A Alsharq International Trade foi uma das participantes do espaço da Câmara Árabe. A empresa trabalha com exportações de café, açúcar e outras commodities para Oriente Médio e Norte da África. O proprietário e diretor Mansour Ahmad Mansour gostou da mostra. “A feira está perfeita”, disse ele, no segundo dia. A Nad Al Shiba International General Trade, que vende commodities do Brasil ao mundo árabe, também expôs com a Câmara Árabe. O diretor comercial, Omar Hamaoui, disse que foram realizados grandes negócios. “Excelente oportunidade, excelente experiência”, diz. A Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista (Camap) e sua trading parceira Francfort estiveram na feira comercializando amendoim. Já a AgroExport ofereceu bovinos vivos.
Acordos da Câmara Árabe
A Câmara Árabe aproveitou a Gulfood para estreitar relacionamento com seus parceiros na região. A instituição assinou memorandos de entendimento (MoUs) com a Câmara de Comércio e Indústria Unaizah, da Arábia Saudita, e com o Abu Dhabi Food Hub, dos Emirados Árabes Unidos. O hub fica na Khalifa Economic Zones Abu Dhabi (Kezad) e a Câmara Árabe apoiará empresas brasileiras interessadas em se estabelecer no empreendimento.
A Câmara de Unaizah e Câmara Árabe, por meio do MoU, ajudarão seus associados a explorarem as oportunidades em cada um dos países. A Arábia Saudita promoveu na Gulfood grande celebração do Dia da sua Fundação, 22 de fevereiro, com estande chamativo na entrada da feira. A Câmara Árabe foi uma das convidadas da programação e homenageada. Solimeo percebeu presença grande dos sauditas na mostra de Dubai e acredita que tem relação com o crescimento do país, especialmente do turismo, o que impulsiona a demanda por alimentos.
Os dois MoUs foram assinados na Gulfood, mas celebrados em um churrasco no Hotel Conrad, em Dubai, na última quinta-feira (22), promovido pela Câmara Árabe e a ApexBrasil por meio do Projeto Halal do Brasil. “O jantar foi muito especial, foi a primeira vez que vi uma festa nos Emirados servindo espeto corrido, como no Brasil”, diz Solimeo, que mora naquele país. Com cantora brasileira, o local levou o clima do Brasil para os Emirados e contou com a presença de convidados ilustres representando entidades locais, diplomacia, empresas e outros.