São Paulo – A marca Hunter Foods abriu mercado no Brasil para seus salgadinhos em 2019. De lá para cá a empresa dos Emirados Árabes Unidos vem aumentando os embarques de contêineres do produto com destino a São Paulo. Entre os produtos vendidos estão linhas gourmet como ‘Hand Cooked Potato Chips’, incluindo sabores como ‘Black Truffle’, ‘Wasabi’ e ‘Pesto Parmesan’. Além dessa linha, a marca exporta uma gama de sabores alternativos, como Chips de Quinoa e opções naturais como Chips de Vegetais.
A abertura do mercado teve início quando a empresa participou da feira brasileira Apas Show (foto acima), no estande da Dubai Industrial and Exports em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. “Selecionamos algumas empresas e eu falei para eles virem conosco porque o produto deles tinha muita oportunidade no Brasil na classe AA. Fizemos reuniões com grandes grupos. E eles já exportaram três contêineres só neste ano”, contou Zilda Rosa, especialista de exportação da Dubai Industrial and Exports.
O diretor executivo da Hunter Foods, Ananya Narayan, conta que a empresa visava a entrada na América do Sul há um bom tempo. “Com a ajuda da Dubai Exports apresentamos nossos produtos na Apas Brasil em 2018. Em 2019, enviamos nosso primeiro contêiner para os Supermercados Zaffari. Temos crescido no país desde então”, contou ele à ANBA.
Narayan vive em Dubai desde os três anos de idade e é formado em Economia e Comunicação. As áreas de estudo têm sido aplicadas por ele na companhia, que é familiar e foi criada em 1985 em Dubai. “Meu pai, Bharat Narayan, com a ajuda de minha mãe Madhulika, criou a Hunter Foods para produzir com amor snacks simples, honestos e de alta qualidade que outras famílias poderiam desfrutar”, conta.
Agora, o empresário e sua esposa Yan estão à frente da marca e têm como norte a inovação. “O que começou como uma empresa familiar sediada em Dubai cresceu para uma equipe maior com um amplo alcance global, posicionando a Hunter Foods entre os principais fabricantes de salgadinhos ‘Better for you’ na região, exportando hoje para mais de 45 países”, resume o diretor sobre o termo que ele usa para descrever os snacks saudáveis.
Quando entrou no Brasil, a marca vendeu diretamente para dois supermercados da região Sul, o Zaffari e o Muffato. Hoje, no entanto, a marca tem um distribuidor exclusivo no País que está baseado em São Paulo. Narayan revela que apesar das boas vendas, a exportação ao Brasil tem sido um desafio. “Começamos a exportar em 2019. A pandemia e a alta flutuação da moeda tornaram a jornada turbulenta, mas temos grandes expectativas de alto crescimento do mercado brasileiro no futuro”, afirmou ele.
Para o empreendedor, que enfrentou outros percalços no último ano, os problemas também trouxeram um novo olhar para os negócios. “A pandemia, bem como um incidente de incêndio que tivemos na fábrica no ano passado, nos impactou negativamente, mas também abriu muitas novas oportunidades, especialmente para fazer parceria com muitas novas empresas e reconsiderar o negócio para sair muito mais forte”, afirmou ele.
Em longo prazo, o objetivo da empresa é de fortalecer a expansão global. Para Narayan, a localização da matriz, em Dubai, favorece essa meta. “Estamos no local certo, centralizados em relação à maior parte do mundo. Com a eficiência do Porto de Jebel Ali e a conectividade com o mundo, esperamos crescer 20 vezes nos próximos 10 anos. No curto prazo, com as oportunidades disponíveis e a maior expectativa do nosso público, estamos construindo uma nova unidade de última geração que é três vezes maior que a anterior”, concluiu o exportador. O Porto de Jebel Ali fica nos Emirados Árabes Unidos.
A marca exporta atualmente para mais de 45 mercados e está em processo final para começar a trabalhar com um dos maiores varejistas do Chile.