São Paulo – Alimentos egípcios de diferentes formatos estão sendo ofertados na Apas Show, maior feira supermercadista da América Latina. Entre as opções, há produtos de empresas que já exportam ao Brasil, como Egct Frozen. A marca produz e comercializa alimentos congelados. Na foto acima, o gerente geral da Fresh Gate atende no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, onde as companhias árabes estão expondo.
Segundo Ayman Mohamed Eldosouky, vice-presidente da Egct Frozen, a companhia tem produtos em todos os continentes, e quer expandir a atuação no Brasil. “Nós produzimos e temos uma fábrica em Alexandria. Nós estamos aqui principalmente para fazer novos contatos, ver os clientes que já temos e tentar aumentar as vendas para o Brasil”, disse Eldosouky.
O foco para as exportações ao Brasil, segundo o vice-presidente, são as frutas congeladas, como morango e manga. A companhia vende, ainda, diversos vegetais congelados. Entre eles estão brócolis, espinafre, milho e cenouras. Há também alimentos típicos do Egito, como a molokhia.
Com um planejamento parecido, a Fresh Gate já tem suas azeitonas em solo brasileiro, mas quer mais. “Vendemos azeitonas ao Brasil há cinco anos. Queremos agora aumentar o volume vendido, e ampliar o portfólio”, conta Mohamed Shahat, gerente geral da Fresh Gate.
Entre os produtos para os quais a empresa quer abrir espaço no Brasil estão pimentas e alcachofras. Essas últimas, a Fresh Gate tem possibilidade de exportar tanto in natura quanto em formato congelado.
Já querendo abrir mercado, a Mashreq for Business Development traz itens industrializados e novidades. A marca aposta em produtos como especiarias, temperos para salada, além de um dos mais recentes, o Chunky’s Crispy Chicken, uma espécie de massa para empanar carne de frango. “Estamos buscando exportar esses produtos ao Brasil, e temos diferentes formatos, desde para o consumidor final, até para vender em grandes quantidades para distribuidores”, lembra Abdelrahman El Moghazy, diretor de exportações da Mashreq.
A empresa também tem uma linha de chás e ervas comercializada em dois tamanhos. A Mashreq tem fábricas no Cairo e Alexandria e já exporta para países como Omã, Bahrein e Espanha.
Leia mais sobre a participação dos árabes na Apas Show: