Da redação*
São Paulo – A Abu Dhabi National Energy Company (TAQA) anunciou ontem (13) que começou a administrar oficialmente uma unidade de exploração e produção de gás natural da companhia British Petroleum na Holanda. A TAQA anunciou sua intenção de comprar a BP Holanda no final de 2006. A operação de compra foi concluída no final de janeiro deste ano. A unidade holandesa custou US$ 700 milhões. A TAQA é agora a acionista majoritária e operadora da unidade da British Petroleum na Holanda, que vai passar a se chamar TAQA Energy B.V. AS informações são do site de noticias Al Bawaba.
"A entrada da TAQA Energy na Holanda é uma ação estratégica. Acreditamos que a Comissão Européia será favorável à nossa participação no setor de energia da região", de acordo com o presidente da TAQA, Peter Barker-Homek. A Holanda desempenha um papel importante no mercado de gás natural do noroeste europeu, tanto como grande produtora quanto como local estratégico, com acesso a todos os grandes fornecedores da Europa.
A unidade recém adquirida inclui campos terrestres e marítimos de produção de gás, as instalações da Piek Gas Installatie (PGI) em Alkmaar e instalações de armazenamento de gás no campo de Bergermeer. A unidade holandesa da British Petroleum teve uma produção líquida de aproximadamente 1,8 milhão de metros cúbicos por dia em 2005.
*Com informações da redação. Tradução de Gabriel Pomerancblum