Kuwait News Agency*
Damasco – O ministro do Petróleo da Síria, Sufyan Allaw, vai assinar na segunda-feira (21) um memorando de entendimento com uma companhia do Kuwait para a construção de uma refinaria de petróleo em Deir Al-Zor. Situada 320 quilômetros ao sudeste de Aleppo, Deir al-Zor é o mais importante centro urbano da região leste da Síria. O memorando será assinado por Allaw e por Nasser Al-Meri, presidente da companhia de investimento Nour Company for Financial Investment, do Kuwait.
A refinaria terá um custo estimado em US$ 1,5 bilhão e capacidade de produção de 140 mil barris por dia. Inicialmente, a refinaria vai processar principalmente petróleo bruto sírio. No futuro, existe também a possibilidade de processamento de petróleo proveniente do Iraque. De acordo com o Ministério do Petróleo da Síria, a refinaria faz parte de uma estratégia do governo do país para refinar petróleo bruto, em vez de exportá-lo. Esta será a terceira refinaria da Síria. O país já tem uma refinaria em Homs, na região central, e outra em Banias, no litoral.
A capacidade atual de refino da Síria é de 130 mil barris por dia. A demanda no país é de 370 mil barris, devido ao aumento no número de obras e na quantidade de veículos. O Ministério do Petróleo estima que a demanda por derivados do petróleo na Síria entre 2012 e 2013 vai chegar a 500 mil barris. O governo do país está planejando a construção de outras três refinarias, em cooperação com o Irã e a Venezuela, com capacidade total de 140 mil barris por dia. As refinarias deverão usar petróleo nacional e importado do Irã e Venezuela. O contrato deve ser assinado nos próximos dias.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum