Cairo – A Autoridade Geral de Investimentos e Zonas Francas (Gafi) do Egito assinou memorando de entendimento com a japonesa Sumitomo para a inauguração no país árabe da maior fábrica da companhia no mundo. A Sumitomo terá planta industrial de chicotes elétricos automotivos em área de 150 mil metros quadrados na cidade industrial de 10º de Ramadã.
O memorando foi assinado pelo conselheiro e diretor-executivo da Gafi, Mohamed Abdel Wahab, e o diretor administrativo da Sumitomo Egito, Ahmed Magdy, ao lado do primeiro-ministro egípcio, Moustafa Madbouly, o embaixador do Japão no Cairo, Oka Hiroshi, e de outros executivos (foto acima).
O primeiro-ministro egípcio disse que o governo está empenhado em dar todo o apoio e facilidades para a instalação e funcionamento da fábrica, conforme os novos incentivos e benefícios aprovados pelo governo para os investidores, visando o incentivo ao desenvolvimento industrial local e a transferência de tecnologias modernas para o Egito.
A Sumitomo já fabrica chicotes elétricos automotivos e os exporta as grandes fabricantes de veículos na Europa e no Oriente Médio. A companhia tem oito plantas no Egito espalhadas pela província de Port Said e nas cidades de 10º de Ramadan e 6 de Outubro. De acordo com Wahab, a empresa emprega 10 mil trabalhadores no país e esse número deve duplicar após a expansão.
Mirsha Serbo, COO da Sumitomo Europe Limited, disse que a decisão da empresa de aumentar seus investimentos no Egito foi um reflexo de confiança no clima de investimento no país e do desejo de se beneficiar do pacote de incentivos ao investimentos anunciado recentemente pelo governo. O projeto levará um ano e meio para ser implementado. A produção será voltada para a exportação.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari