Competitividade internacional é tema de webinar

Câmara Árabe realiza evento virtual ‘Ferramentas para Competitividade Internacional’ na próxima quarta-feira (01), às 9h, com palestrantes do Brasil e exterior. As inscrições estão abertas.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira realizará seu nono webinar gratuito na próxima quarta-feira (01), às 09 horas, com o tema “Ferramentas para Competitividade Internacional”. O evento virtual terá como foco a internacionalização das empresas, o planejamento para a atuação no mercado internacional e as estratégias para a competitividade no exterior, entre elas certificações e rastreabilidade de produtos.  Entre os tópicos estará como fazer isso voltado para o mercado árabe.

Entre os palestrantes estará Diego Bonaldo Coelho, professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA-SP) e doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).  Dos Emirados Árabes Unidos, falará Vishal Pandey, diretor na Glasgow Consulting, empresa de serviços de pesquisa e consultoria de negócios.

Rita Froes, executiva de Desenvolvimento de Negócios na Intertek Brasil, braço da multinacional britânica de garantia, inspeção, teste e certificação de produtos, será palestrante, assim como Nilson Gasconi, executivo de Negócios na Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), e o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun. A mediação será de Daniella Leite, gerente comercial da entidade.

Segundo Daniella Leite, Coelho dará um cenário macro sobre a importância da internacionalização e de ter um planejamento e uma  estratégia traçados para a competitividade no exterior. “Quais ferramentas as empresas podem ficar atentas e utilizar para serem mais competitivas em comparação com seus competidores”, explica ela, sobre a abordagem que deve ser feita pelo professor.

Pandey discorrerá sobre esse cenário voltado especificamente no mundo árabe. Ele mostrará como conhecer o mercado e seus clientes e os pontos importantes para os árabes em relação a escolha de produtos e negociação a levar em conta para ter mais sucesso.  “O que as empresas precisam estar atentas que gere mais valor, um valor maior para o árabe”, explicou Leite.

Rita Froes entrará na questão da segurança do produto como ferramenta de produtividade. Ela irá falar sobre a importância da certificação de produtos para garantir qualidade. Gasconi falará de rastreabilidade. “Você consegue entender a vida do produto desde sua produção inicial até chegar nas mãos do cliente final, por escaneamento de QR code ou código de barras. Essas novas tecnologias que estão sendo agregadas para gerar valor, dar mais confiança ao cliente”, disse Leite.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, dará a visão da entidade sobre a questão da competitividade internacional e o mercado árabe. Após as apresentações, haverá um tempo reservado para responder perguntas dos participantes.

O webinar faz parte de uma série de encontros que a Câmara Árabe vem promovendo desde o início da quarentena para discutir temas relevantes e urgentes das relações entre o Brasil e os países árabes. Cada conferência vêm atraindo uma média de 800 pessoas do Brasil e do exterior. As inscrições estão abertas. O evento conta com tradução para o inglês e português.

Rafael Martins/AFP

Publicações relacionadas