Da redação
São Paulo – A Petrobras assinou hoje (03) com quatro empresas privadas os seus primeiros contratos de compra de biodiesel. As companhias Agropalma, Granol, Soy Minas e Brasil Ecodiesel foram vencedoras de um leilão feito em dezembro pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Pelos contratos, avaliados em R$ 50 milhões, as empresas vão fornecer 65,3 milhões de litros de biodiesel por ano à estatal.
Isto, de acordo com a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, vai beneficiar 65 mil famílias de agricultores que vão produzir matéria-prima para as indústrias. A maioria dos produtores é do Piauí e vão fornecer para a Brasil Ecodiesel, que também ficou com a maior parte do lote de fornecimento para a Petrobras. As outras famílias são de Minas Gerais, São Paulo e Pará.
A lei brasileira autoriza a mistura de 2% de biodiesel ao diesel derivado do petróleo. Por enquanto a mistura é facultativa, mas a partir de 2008 ela será obrigatória. O combustível é produzido a partir de vegetais oleaginosos como mamona, dendê, girassol, soja e nabo forrageiro.