São Paulo – Nesta quarta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional da Comunidade Árabe e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai comemorar a data com uma festa no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, onde ocorrerá a premiação do concurso de cinema “Os árabes e a 25 de março”, promovido pela Câmara e pelo Instituto de Cultura Árabe (Icarabe).
Toda a comunidade árabe no País será homenageada por meio da divulgação dos vencedores do concurso. “Os árabes e a 25 de março” foi lançado em maio do ano passado com o objetivo de estimular a produção de filmes sobre a Rua 25 de Março, na região central de São Paulo, um reduto dos imigrantes sírios e libaneses desde o final do século 19.
Puderam participar produções em curta-metragem com até 15 minutos de duração. Do total de 28 inscritos, quatro documentários foram escolhidos como finalistas para o prêmio Júri Popular. Um foi escolhido vencedor pelo Júri Oficial, e outro, o melhor entre os filmes dirigidos por menores de 18 anos. Os vencedores destas três categorias serão anunciados esta noite.
“Como já é tradição, por ocasião do 25 de março nós buscamos promover um pouco a história da imigração e de seus atores”, disse o presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum.
Nas edições anteriores da comemoração, a entidade sempre homenageou personalidades da comunidade ou pessoas que tenham contribuído para o fortalecimento das relações do Brasil com os países árabes. Desta vez, porém, a homenageada é a própria coletividade e um de seus principais símbolos.
“O trabalho realizado este ano recaiu sobre a 25 de Março, onde tudo começou”, destacou Sallum. “Os imigrantes vieram [para o Brasil], começaram como mascates, o passo seguinte foi investir em estabelecimentos mais sólidos, e o local onde eles se reuniram foi a 25”, acrescentou.
Sallum ressaltou que grandes empresários da coletividade tiveram lojas na rua. “As ideias, as sementes das principais entidades da comunidade surgiram lá, inclusive a Câmara Árabe, com 15 empresários oriundos da 25 que se reuniram num escritório na Avenida Senador Queiroz, lá perto”, declarou. As duas vias no Centro da capital paulista se cruzam.
Diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby afirmou que a realização do concurso e a homenagem à comunidade árabe são formas de preservar a história da imigração. “O dia 25 de março já é uma data tradicional no calendário do estado e do País como comemoração da comunidade árabe. Este ano, escolhemos preservar a memória e se estabeleceu, com o Icarabe, este concurso de curtas-metragens”, afirmou.
A festa terá apresentação de um grupo de dança árabe, uma banda de música árabe, assim como um calígrafo e duas tatuadoras. O cardápio do jantar será composto por pratos típicos.
Os 28 inscritos no concurso foram convidados para a celebração, assim como integrantes da comunidade árabe-brasileira, diplomatas, políticos, religiosos e empresários.
*Colaborou Alexandre Rocha