Da redação
São Paulo – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fará o lançamento do sistema de monitoramento da safra brasileira por satélite. O lançamento será feito amanhã(13), às 8h30, na sede da Conab em Brasília, pelo ministro da área agrícola, Roberto Rodrigues, e pelo presidente da companhia, Luís Carlos Guedes Pinto.
O Projeto de Aperfeiçoamento Metodológico do Sistema de Previsão de Safras no Brasil está sendo realizado em parceria com diversas entidades de ensino e de pesquisas. É parte do plano de revitalização da empresa mantido pelo convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo é oferecer dados completos para a formulação e execução das políticas agrícolas e de abastecimento.
O mecanismo utilizará geotecnologias (Sensoriamento Remoto) com o uso de Geoprocessamento por Satélite (GPS), Sistema de Informações Geográficas, modelos estatísticos de amostragem e modelos agrometeorológicos, que estimam a influência dos fatores climáticos no rendimento das culturas.
A Conab faz a previsão da safra agrícola brasileira desde 1977, quando aprimorou o processo e os procedimentos de amostras e informações. Para isso, utilizou pesquisas, entrevistas com produtores e instituições ligadas às atividades rurais nas principais regiões produtoras do País.
Implantado este ano, o projeto será executado até 2006 sob a coordenação da Conab que irá testar os modelos de conhecimento nas culturas de café, cana-de-açúcar, milho e soja. Posteriormente serão analisadas aquelas culturas não amparadas pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).