São Paulo – Uma conferência em Amã, capital da Jordânia, no dia 27 de novembro, vai abordar a viagem do imperador brasileiro Dom Pedro II para a Terra Santa no século 19. As palestras vão girar em torno do tema da exposição “A viagem do Imperador Dom Pedro II do Brasil à Terra Santa em 1876: uma coleção de fotos do século 19”, que ocorre na Galeria Nacional de Belas Artes da Jordânia desde 02 de novembro até 01 de dezembro deste ano. Na foto acima, Dom Pedro II.
A conferência acontece também na galeria jordaniana, às 17h30 (hora local), com palestras em inglês. Falarão no encontro o pesquisador brasileiro Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) na Universidade Saint Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, e autor de livro sobre as viagens do imperador brasileiro aos países árabes, e o diretor do Centro El Hassan para Estudos de Jerusalém, Mohammad Hashem Ghosheh. O livro de Khatlab foi uma das bases da exposição.
A mostra de fotos e a conferência são parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, celebrado neste ano. As palestras sobre o tema da exposição são oferecidas pelo Instituto Real de Estudos Inter-Religiosos, a Galeria Nacional de Belas Artes da Jordânia, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Embaixada do Brasil em Amã. A mostra traz fotos da viagem de Dom Pedro II à Terra Santa. Ele visitou os países árabes Líbano, Síria, Palestina e Egito no século 19.
Serviço:
Conferência “A viagem do imperador Dom Pedro II do Brasil à Terra Santa em 1876: uma coleção de fotos do século 19″
Dia 27 de novembro (domingo), às 17h30 (hora Jordânia)
Galeria de Belas Artes da Jordânia – Amã
Mais informações com a galeria