São Paulo – Um congresso técnico-científico ocorreu nesta semana na capital paulista trazendo à tona pesquisas realizadas sobre produtos e serviços halal. Houve premiação para os melhores trabalhos apresentados Congresso Técnico-Científico Halal (CTec Halal), que ocorreu em paralelo ao Global Halal Brazil Business Forum e foi realizado pela International Halal Academy, tendo como um dos apoios a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Foram apresentadas dez pesquisas sobre assuntos como estilo de vida halal em exportações de cosméticos, desafios religiosos dos organismos geneticamente modificados (OGM), uso da inteligência artificial para garantir a conformidade halal em alimentos, as carnes cultivadas, entre outras. O primeiro lugar ficou com Lina Ramadan (foto acima) pelo estudo “Relação da Auditoria Halal com a Segurança dos Alimentos em uma Indústria de Açaí”.
No segundo dia houve uma capacitação em turismo halal, com ensino de práticas, ética e como atender o viajante muçulmano. Os participantes receberam o “Guia de Turismo Halal – São Paulo Estado Muslim Friendly”, que ajudará o estado a dar bom acolhimento ao turista muçulmano e é produção conjunta entre a Secretaria-Executiva da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) e a Fambras Halal.