Congresso libanês homenageia cirurgião plástico brasileiro

Ricardo Baroudi era filho de libaneses e fundou a Associação de Cirurgiões Plásticos de Descendência Libanesa. Ele será homenageado pelo evento, que tem início nesta quinta-feira (19). Na programação há palestras de 12 médicos brasileiros.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – O Brasil vai ter participação de destaque no 5º Congresso Mundial de Cirurgiões Plásticos de Descendência Libanesa, que começa nesta quinta-feira (19) e segue até o dia 21, em Beirute. Pelo menos 12 médicos brasileiros vão participar do congresso focado em cirurgia plástica. Na foto acima, o congresso que aconteceu no Brasil em 2107.

O homenageado deste ano no evento também será um brasileiro, o cirurgião plástico Ricardo Baroudi. Filho de libaneses, ele fundou o Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, do qual foi coordenador até 1973.

Baroudi é homenageado pelo evento do ano.

Baroudi também foi fundador e presidente da Associação de Cirurgiões Plásticos de Descendência Libanesa. O cirurgião faleceu em 2018, mas segue como influência para profissionais como Ricardo Cavalcanti Ribeiro, que palestrará no Congresso. “É um fato interessante que o homenageado é um paulista. Ricardo Baroudi era referência e a organização está preparando entregar sementes de cedro para alguns palestrantes plantarem em homenagem a ele, algo comum por aqui”, contou Ribeiro, que participará do evento e já está em Beirute, por telefone à ANBA.

Ribeiro é professor e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Esta será a primeira vez que ele se apresenta no evento libanês. “Eu já costumo ir a muitos congressos, neste nunca havia participado. Para mim, está sendo uma experiência única. Fiquei muito surpreso com o país e o desenvolvimento da especialidade aqui”, afirmou.

Brasileiros no Congresso

O evento convida profissionais, de origem de libanesa ou não, que são referência na área de cirurgia plástica. Entre os palestrantes brasileiros estão Níveo Steffen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Na programação há, ainda, Marcelo Daher, José Carlos Daher, Roger Fakhouri, Romeu Fadul, Isabel Habeyche Cardoso, Alexandre Mansur, José Carlos Marques de Faria, André Matos, Fabio Nahas, Guilherme Yazbeck e Ricardo Cavalcanti Ribeiro.

Ricardo Cavalcanti Ribeiro é um dos brasileiros que palestra neste ano

As palestras que Ribeiro vai ministrar serão três, começando no dia 19, às 10h20, sobre contorno corporal, com a palestra ‘Atingindo os melhores resultados em abdominoplastias’. Já no dia 20, às 14h30, o médico se aprofundará no tema ‘Princípios e indicações da cirurgia de glúteos’. Por fim, no dia 21 de setembro, às 11h00, ele vai falar sobre ‘Abordagens estéticas para a reconstrução mamária’, tema voltado para cirurgias feitas após o tratamento de câncer de mama.

Serviço
5º Congresso Mundial de Cirurgiões Plásticos de Descendência Libanesa
De 19 a 21 de setembro
Avenida Hilton Beirut Habtoor Grand Hotel
Beirute, Líbano
Programação completa aqui

Press Release
Press Release/Unicamp
Press Release

Publicações relacionadas