Congresso sobre migração abre inscrições para artigos

Os trabalhos podem abranger assuntos como ‘Mulheres e refúgio’ e ‘Nacionalismo, xenofobia e refúgio’. Inscrições vão até o dia 30 de outubro.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – O Congresso Refugiados, Transformações Globais está recebendo artigos para seu segundo ano de apresentações, em Fortaleza, no Ceará. Esta edição vai de 12 a 14 de novembro de 2019 e o tema é “Liberdade – Interculturalidade”. Na foto acima, palestra da primeira edição do Congresso, em 2018.

O objetivo do evento é colocar em debate as migrações, refúgios e deslocados vindos de outros países ou que migram internamente. As inscrições de artigos vão até o dia 30 de outubro. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail refugiadosglobaistg@gmail.com.

Os conteúdos vão se dividir em cinco grupos de trabalho. Eles são: Mulheres e refúgio; Nacionalismo, xenofobia e refúgio; Neoliberalismo em crise, precarização do trabalho e sua influência no processo migratório; Quilombolas, povos originários, populações tradicionais, reforma agrária em refúgio ambiental; e Jornalismo, gênero e emergências humanitárias.

A idealizadora do Congresso, a muçulmana Karine Garcêz, informou que as inscrições se estendem para quem quer apresentar conteúdos como mesas de discussões e debates. “Teremos grupos de trabalho como o de xenofobia e racismo, no qual entra o tema da islamofobia”, exemplificou ela à ANBA.

O evento recebe, ainda, o lançamento do livro ‘Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência’, de Sayid Marcos Tenorio. O autor estará presente no dia 13 de novembro, às 19 horas.

O Congresso é organizado pelo Viès – Núcleo de Economia Política da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará, e acontece nas dependências do prédio da faculdade. Haverá, além de artigos, palestras e minicursos ao longo dos três dias.

Divulgação

Publicações relacionadas