São Paulo – A palestina Al-Rwad é uma das empresas árabes que vão expor na Anufood Brazil, feira de alimentos e bebidas que vai ocorrer de 12 a 14 de março, em São Paulo. A companhia produz tâmaras do tipo “medjul”. A mostra terá sua primeira edição na capital paulista e é organizada pelo grupo Koelnmesse, o mesmo que organiza a feira Anuga, na Alemanha, uma das maiores do setor no mundo.
A Al-Rwad participa pela primeira vez de um evento no Brasil e tem por objetivo de entrar no mercado brasileiro. “Esperamos encontrar empresas brasileiras interessadas em comprar nossos produtos, espero que tenhamos sucesso no Brasil; este é o nosso sonho, queremos que nossos produtos de alta qualidade estejam presentes em todo o mundo”, disse a proprietária Ratebah Zawahreh, que falou com a reportagem da ANBA por telefone, da Palestina.
A empresa fundada em 2010 tem fazendas próprias e também compra de produtores locais. “Estamos ajudando o agricultor palestino”, afirmou Zawahreh. De acordo com ela, foram produzidas e exportadas 2 mil toneladas no ano passado, e a cada ano a produção aumenta. A companhia começou exportando para a Turquia, e hoje vende para países como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Estados Unidos, Malásia, Indonésia, Rússia e Quênia.
Segundo Zawahreh, as tâmaras do tipo medjul são “tâmaras rainhas”, de alta qualidade, tamanho grande e com muita doçura, além de serem muito saudáveis. A Al-Rwad tem diversas linhas de produtos, entre elas, a Premium, a Delight e a Classic.
A empresa é de Ratebah e de seu marido, Khader Zawahreh. “É meu marido quem vai para a feira no Brasil, e ele também representará a nossa empresa na Gulfood, em fevereiro”, disse. A Gulfood é a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio e acontece em Dubai de 17 a 21 de fevereiro, com participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e mais de 90 empresas do Brasil.
Outro diferencial da empresa palestina, de acordo com Zawahreh, é o uso de maquinário moderno, um local próprio para embalagem e empacotamento, e um armazém refrigerado a 18°C para manter a qualidade das frutas. “Nós exportamos também em contêineres refrigerados, pois as viagens de navio para a Malásia, por exemplo, podem durar mais de 40 dias”, contou a proprietária.
A fábrica tem capacidade para embalar 3,5 toneladas de tâmaras por hora e o armazém refrigerado estoca até 2,4 mil toneladas da fruta. Zawahreh afirmou que se mantidas em boas condições, as frutas podem ser consumidas em até dois anos.
A Al-Rwad fica baseada no vilarejo de Al-Auja, a 12 quilômetros da cidade de Jericó, na Cisjordânia, onde a família Zawahreh vive.
Apesar da preocupação por achar que não conseguiria se comunicar muito bem em inglês ao telefone, Zawahreh se mostrou simpática e comunicativa, e em um dado momento da entrevista disse, de maneira muito espontânea, que “a Palestina nesta época do ano, no inverno, é muito linda e boa de se viver” e convidou a reportagem para visitá-la quando estiver no país.
Serviço
Anufood Brazil – Feira internacional de Alimentos e Bebidas
12 a 14 de março, das 10h às 19h
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo, SP
Site: https://www.anufoodbrazil.com.br/