Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – A construção civil, que está em franco desenvolvimento nos Emirados Árabes Unidos, é responsável por uma boa parte dos empregos gerados pelo setor privado no país. Segundo um estudo feito recentemente pela municipalidade de Dubai, o segmento responde por quase 20% do total de empregos disponíveis na nação árabe.
A pesquisa mostra também que a construção civil é responsável por 14%, ou US$ 5,07 bilhões, do total da contribuição do setor privado para a economia dos Emirados, estimada em US$ 37,25, segundo dados de 2002. Embora seja um motor para o crescimento local, o número de nativos que trabalham na área é muito baixo.
Fora a geração de empregos diretos, o rápido desenvolvimento do setor nos últimos anos tem refletido em outros segmentos da economia, uma vez que a construção civil tem ligação direta e indireta com atividades como o fornecimento de material de construção, itens para decoração, mobiliário, equipamento elétrico, itens pré-fabricados, etc.
O segmento de material para construção, por exemplo, trabalha a pleno vapor há meses. A demanda por cimento é muito maior do que a oferta. Enquanto a produção anual das nove fábricas locais chega a oito milhões de toneladas, o consumo está acima de 10 milhões de toneladas.
Isso se reflete no aumento da capacidade de produção e nos preços do cimento, e de outros materiais de construção, não só nos Emirados, mas em outros países da região. A indústria de cimento de Omã, por exemplo, teve bons resultados nos últimos meses devido às suas exportações para os Emirados.
Os preços praticados em Omã também subiram e houve até falta de produtos, o que fez com que autoridades do país restringissem as exportações.