Brasília – O consumo e a geração de energia elétrica no Brasil cresceram 2% em março, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o boletim preliminar da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), divulgado na noite de quinta-feira (5), a elevação no consumo foi influenciada diretamente pelas maiores temperaturas registradas este ano. Com isso, foram consumidos 64.949 MW médios no Sistema Interligado Nacional (SIN).
No que diz respeito à geração de energia, o mês de março alcançou 68.314 MW médios. Essa geração mostra que também houve aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2017. O boletim destaca que a produção das usinas hidrelétricas aumentou 3,5% – o percentual também inclui a geração das pequenas centrais hidrelétricas.
Já a geração das usinas eólicas subiu 9,3%, enquanto que a das usinas nucleares e térmicas caiu 35,4% e 10,1%, respectivamente, no período. A explicação para a queda na geração térmica é a menor produção das usinas termelétricas a gás, que ficou em 14,1%.