São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Associação Brasileira dos Estilistas (Abest) renovaram ontem (08) um convênio para aumentar as exportações da moda brasileira. O evento ocorreu, em São Paulo, no escritório do Instituto Europeo di Design (IED).
O contrato tem duração de dois anos (2010-2011). Chamado de Projeto Setorial Internacionalização da Moda Brasileira, a parceria investirá R$ 15 milhões em ações como a participação em feiras e desfiles internacionais, projeto comprador (vinda de compradores estrangeiros ao Brasil para rodadas de negócios e visitas técnicas), o desenvolvimento de material promocional e o livro +B Inspiração Brasil.
A meta do projeto é fazer com que o Brasil alcance R$ 12 milhões em vendas de moda ao exterior em 2010 e R$ 15 milhões em 2011.
Um dos países definidos como foco das exportações brasileiras é os Emirados Árabes Unidos. Segundo Evilásio Miranda, gerente de projetos da ABEST, esta escolha se deve ao fato dos Emirados servirem de vitrine para os outros países da região, atraindo compradores dos demais países árabes.
Miranda conta ainda que os importadores dos Emirados costumam estar muito presentes nos eventos de moda que acontecem em Paris, na França, local onde ele diz ser ideal para promoção da moda brasileira entre os árabes.
De acordo com o gerente, países como Emirados, Catar, Líbano Kuwait e Arábia Saudita estão entre os 25 mercados mais importantes para o setor de moda do Brasil. Neste ranking, os Emirados ocupam o quarto lugar e o Catar, o oitavo.
No entanto, de 2008 para 2009, o país árabe que mais aumentou suas importações de moda do Brasil foi o Líbano, que comprou 68% a mais no último ano. Em segundo lugar ficou o Catar, com crescimento de 65% nas compras do Brasil.
“É um trabalho contínuo de relacionamento com os compradores”, diz Miranda em relação ao crescimento das importações árabes. Segundo ele, o mercado da moda exige que o comprador saiba que a marca vai oferecer um estilo consistente das peças, que não mudará em um curto espaço de tempo.
De 2006 para 2009, o maior aumento das importações de moda brasileira pelos árabes veio do Catar, com crescimento de 89%, seguido por Líbano (81%), Emirados Árabes (63%) e Kuwait (56%).
Segundo Miranda, atualmente a Abest tem 23 empresas que vendem para os Emirados Árabes, 18 para Arábia Saudita e Líbano, 12 para o Kuwait e quatro para o Catar.
O gerente diz que os árabes compram principalmente roupas femininas, como acessórios e também roupas de festa de alto valor agregado. “A mulher árabe pode não se expor, mas gosta de se vestir bem em casa.”