São Paulo – Projetos do setor privado voltados ao enfrentamento das mudanças climáticas podem ser inscritos em premiação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) como parte da Sustainable Business COP30 (SB COP). O SB COP é uma plataforma de participação empresarial na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro.
A premiação tem chamada pública aberta até o dia 18 de julho e selecionará soluções concretas para fazer frente ao aquecimento global. O objetivo é reconhecer cases inovadores e escaláveis que gerem resultados reais alinhados ao Acordo de Paris – tratado internacional que visa limitar o aquecimento global a menos de 2 °C, com esforços para mantê-lo abaixo de 1,5 °C em relação aos níveis pré-industriais.
Podem se inscrever empresas, instituições e organizações privadas. Os projetos devem se enquadrar em algumas das áreas temáticas estipuladas pela premiação, que são Transição energética, Economia circular e materiais, Bioeconomia, Sistemas alimentares, Soluções baseadas na natureza, Cidades sustentáveis e resilientes, Finanças e Investimento para a transição e Empregos e habilidades verdes.
Os cases serão avaliados levando em conta escala de impacto, viabilidade em até cinco anos, retorno econômico ou custo acessível, inovação e alinhamento com as prioridades estratégicas da SB COP. Eles poderão integrar a programação oficial da SB COP e ter visibilidade nos eventos preparatórios da COP30. O SB COP é um movimento inspirado no B20, fórum empresarial do G20 que o Brasil sediou em 2024.
Leia também:
Oceanos terão um lar na COP30


