Copa da Ásia começa neste sábado nos Emirados

Donos da casa enfrentam o Bahrein na partida de estreia, em Abu Dhabi. Pela primeira vez o campeonato contará com 24 seleções.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A Copa da Ásia de Futebol começa neste sábado (05) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. No primeiro confronto, os donos da casa (na foto, em treino) enfrentam a seleção do Bahrein. Pela primeira vez o campeonato terá 24 equipes participantes, oito a mais do que anteriormente, segundo informações da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O torneio segue no domingo com três partidas, Austrália x Jordânia, Tailândia x Índia e Síria x Palestina. Clique aqui para ver a tabela da fase de grupos. O campeonato vai até 1º de fevereiro. Ao todo, serão disputadas 51 partidas em oitos estádios e quatro cidades dos Emirados: Abu Dhabi, Al Ain, Dubai e Sharjah.

Segundo a Fifa, disputada desde 1956, a Copa da Ásia é o segundo mais antigo torneio regional de seleções, atrás apenas da Copa América. O Japão é o maior vencedor da competição, com quatro títulos, e a Austrália é atual campeã.

Além dos Emirados, Bahrein, Jordânia, Síria e Palestina, outros países árabes que participam do campeonato são o Iraque, Arábia Saudita, Catar, Líbano, Omã e, pela primeira vez, o Iêmen.

Khaled Desouki/AFP

Publicações relacionadas