Emirates News Agency*
Seul – A construtora sul coreana Daelim Industrial Co. vai construir uma fábrica de policarbonato em Al Jubail, no leste da Arábia Saudita. Segundo informações da empresa, ela recebeu um pedido de US$ 1 bilhão para desenho, compra de equipamentos e supervisão da construção da Saudi Kayan Petrochemical Company.
A Saudi Kayan, conforme noticiado pela ANBA em meados do ano passado, foi criada em parceria entre a estatal saudita Sabic, que detém 35% das ações, e a empresa privada Kayan Petrochemical, também saudita, que detém 20% das ações. Os 45% restantes são pulverizados na bolsa de valores.
Quando a nova fábrica entrar em operação, em 2010, ela produzirá 260 mil toneladas de policarbonato por ano e estará entre as maiores fábricas do produto no mundo. Policarbonato é um plástico de alta qualidade usado na produção de CDs, telefones celulares, notebooks, veículos e materiais de construção.
A Sabic é uma das maiores empresas públicas no Oriente Médio, com valor de mercado estimado em mais de US$ 150 bilhões, segundo informa a Trade Arabia. Ela está entre as 10 maiores petroquímicas do mundo. A Sabic é uma das maiores produtoras mundiais de polietileno, polipropileno, glicol, metanol, MTBE e fertilizantes, além de ser a quarta maior na produção de polímeros. Ela também opera no setor de produção de metais, com produção de aço e alumínio.
*Com informações da redação da ANBA. Tradução de Mark Ament