Kuwait News Agency*
Tóquio – A Coréia do Sul assinou um acordo com Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos para armazenagem conjunta de petróleo bruto e produtos refinados de petróleo, de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias coreana Yonhap. O produto dos três países árabes será armazenado na nação asiática.
O Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coréia do Sul informou que a proposta de acordo foi apresentada durante a 2ª Conferência Ministerial sobre Energia, que ocorreu hoje (2) na Arábia Saudita.
A conferência reuniu representantes da China, Índia, Japão, Irã, Iraque, Coréia do Sul, os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que inclui o Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, além de Tailândia, Malásia, Paquistão, Indonésia, Filipinas e Brunei, de acordo com a agência de notícias saudita Saudi Press Agency (SPA).
A Coréia do Sul é o quinto maior importador de petróleo e o sétimo maior consumidor de petróleo do mundo. O acordo prevê a armazenagem de petróleo bruto e produtos refinados, incluindo gasolina, em tanques sul-coreanos, além da venda desse estoque a países em desenvolvimento. Assim, a Coréia do Sul poderá se tornar um país distribuidor de petróleo.
Noruega, Argélia, França e China já armazenam petróleo em tanques na Coréia do Sul. Atualmente, a Coréia do Sul tem capacidade para armazenar 256 milhões de barris de petróleo bruto e produtos do petróleo. No final de março, o país tinha 155 milhões de barris de petróleo armazenados. Desse total, 27,6 milhões de barris são provenientes de acordos de armazenagem.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum