Emirates News Agency*
Seul – A Empresa de Gás da Coréia (Kogas), maior compradora mundial de gás natural liquefeito (GNL), assinou um contrato para a compra de 2,1 milhões de toneladas de GNL do Catar por ano entre os anos de 2007 e 2026. A fornecedora será a Ras Laffan Liquefied Natural Gas Co. (RL) e o volume fechado corresponde a 9% do total de gás natural importado pela Coréia do Sul em todo o ano de 2006.
O Catar é o principal fornecedor de gás natural a Coréia do Sul, fornecendo 27% dos 24,6 milhões de toneladas de GNL importado pelo país em 2006. Este novo contrato ajudará a suprir a crescente demanda por gás natural na Coréia do Sul, segundo informa a empresa compradora.
Perfil
A RL é subsidiária da empresa de gás natural do Catar, a Ras Gas. A Ras Gas atualmente opera cinco unidades de produção de gás natural com capacidade de 20,7 milhões de toneladas ao ano. A empresa pretende ampliar sua produção a 37 milhões de toneladas até 2009, com a entrada em operação de mais sete unidades de produção.
A RL foi criada em 1993 para produzir GNL e derivados. Ela opera duas unidades com capacidade de produção combinada de 6,86 milhões de toneladas por ano, além de 45 mil barris de condensados. O principal cliente da RL é a Kogas.
*Com informações da redação da ANBA. Tradução de Mark Ament