Emirates News Agency*
Seul – O consumo de petróleo da Coréia do Sul totalizou em media 2,28 milhões de barris por dia em 2004, colocando o país na sétima posição entre os maiores consumidores do mundo pelo segundo ano consecutivo, segundo informou nesta segunda-feira (04) a Associação Petrolífera da Coréia.
Os Estados Unidos continuam no topo da lista consumindo um quarto da produção mundial. De acordo com dados da Britsh Petroleum (BP), em seguida vêm a China, Japão, Alemanha, Rússia e Índia.
No ano de 2002 a Coréia do Sul estava na sexta posição entre os maiores consumidores petrolíferos do mundo, antes de ser ultrapassada pela Índia, em 2003.
Em termos de capacidade de refino, a Coréia do Sul ultrapassou a Índia, tendo alcançado uma capacidade de refino de 2,60 milhões de barris por dia no ano passado, segundo informou a associação.
Gás no Irã
A sul-coreana Hyundai Engineering & Construction Co. foi contratada pela estatal petroquímica iraniana, Petropars, para construir uma unidade de processamento de gás na qual serão investidos US$ 1,2 bilhão.
Segundo um porta-voz da empresa, a Hyundai vai construir a planta sob coordenação do grupo alemão Linde Group. Quando entrar em operação em quatro anos, a planta terá capacidade para produzir 1,2 milhão de toneladas de etileno por ano. O projeto vai render à Hyundai US$ 567 milhões.
*Tradução de Mark Ament