São Paulo – O valor movimentado em cosméticos e perfumes em Dubai cresceu 9% no ano passado em comparação com 2012 e chegou a US$ 4,9 bilhões, de acordo com informações da Alfândega do emirado divulgadas nesta quarta-feira (28) pelo jornal Khaleej Times. Do total, as importações representaram US$ 2,99 bilhões. As exportações somaram US$ 540 milhões, e as reexportações, U$S 1,36 bilhão.
O diretor de Estratégias e Excelência Corporativa da Alfândega de Dubai, Ahmad Kazim, afirmou que o crescimento da receita reflete o “ativo mercado de produtos de beleza de Dubai”, além do aumento da demanda regional e internacional por esses produtos.
Nesse segmento, o principal parceiro de Dubai foi a França, com aproximadamente US$ 822 milhões comercializados, seguida pelos Estados Unidos (US$ 410 milhões), Arábia Saudita (US$ 328 milhões), Reino Unido e Alemanha, os dois últimos países com volumes de negócios de aproximadamente US$ 273 milhões cada.
“Os perfumes estão no topo dos produtos de beleza comercializados através de Dubai, representando 21% do total importado”, afirmou Kazim, segundo o Khaleej Times.
No ano passado, os países árabes consumiram aproximadamente US$ 26 bilhões em produtos de beleza e higiene pessoal.
Nesta quinta-feira (29), será encerrada a edição deste ano da feira Beauty World Middle East, em Dubai, que começou na terça (27) e recebeu 16 empresas brasileiras. Em 2013, o Brasil exportou US$ 10,9 milhões em produtos de higiene pessoal e cosméticos aos países árabes.
O principal consumidor de produtos de beleza e higiene pessoal nos países árabes é a Arábia Saudita, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).