Cresce abertura de empresas no Brasil

De acordo com dados da Serasa Experian, em agosto foram abertas 284 mil empresas no Brasil, com alta sobre julho e sobre o mesmo mês de 2018.

Agência Brasil
pauta@ebc.com.br

São Paulo – O número de empresas abertas em agosto de 2019 chegou aos 284.143, 1% a mais do que em julho, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Segundo o indicador, de janeiro a agosto foram abertas 2,1 milhões empresas, 20,7% a mais do que o mesmo período de 2018. Na comparação com agosto do ano passado, o número de novos empreendimentos subiu 16,6%.

“A alta representa que, mesmo diante do cenário desafiador da economia no País, as pessoas estão conseguindo manter seus negócios. A prova disso é que, recentemente, identificamos que 88% das MEIs criados nos últimos dois anos ainda permanecem ativos”, disse o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Segundo ele, os microempreendedores individuais estão conseguindo sobreviver no atual mercado brasileiro.

De janeiro a agosto de 2019, 53,1% das novas empresas estão concentradas no Sudeste do país, seguido pelo Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Quando analisados os setores, serviços representa 68,2% de todos os novos empreendimentos em 2019, seguido por comércio, 23,6%, e indústria, 7,5%.

Divulgação/Abicalçados

Publicações relacionadas