Agência Sebrae
Brasília – Mesmo com o embargo europeu ao mel brasileiro, que passou a vigorar em março deste ano, o Brasil continua batendo recordes de exportação quando se trata do produto. A receita com as vendas externas, nos dez primeiros meses deste ano, já supera a obtida em todo o ano de 2005. São US$ 20,13 milhões de divisas que entraram no País, até outubro deste ano, ante US$ 18,94 milhões comercializados para o exterior em 2005.
O levantamento sobre a exportação brasileira de mel é dos consultores da Unidade de Agronegócios do Sebrae e coordenadores nacionais da Rede Apicultura Integrada Sustentável (Rede Apis), Alzira Vieira e Reginaldo Resende. O trabalho foi feito com base nos dados disponíveis no Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet (Alice-Web), da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Reginaldo Resende lembra, no entanto, que, em volume, a exportação brasileira de mel até outubro deste ano ainda não superou a de 2005. São 12,8 mil toneladas enviadas nos dez primeiros meses de 2006 ante 14,4 mil toneladas enviadas para o exterior em todo o ano de 2005. “Certamente, até o fim do ano, o Brasil deve igualar ou até mesmo superar o volume de exportação de 2005”, aponta.
O consultor explica que a superação das receitas com exportação nos primeiros dez meses deste ano em relação a 2005 está relacionada ao aumento dos preços do produto no mercado internacional. “Houve uma sensível melhora este ano em relação a 2005”, diz.