São Paulo – Delfrance Ribeiro é brasileiro, nasceu no interior de Minas Gerais, mas foi na Europa que construiu sua carreira de estilista e é de lá que faz a sua moda ganhar o mundo, inclusive o mercado árabe. Ele desenvolve roupas femininas para a grife que leva o seu nome e que lançou em 2006 em solo europeu. Da Itália, onde vive e tem seus negócios atualmente, Delfrance exporta para Rússia, países árabes, Coreia do Sul, China e para o Brasil. Para os europeus, ele cria roupas de espetáculos.
“Vendemos principalmente para boutiques multimarcas”, conta Delfrance, em entrevista por email à ANBA, a respeito das suas exportações. A grife do mineiro trabalha em duas frentes, com lançamento de coleções de alta costura e com peças sob medida. Neste ano, o estilista começará a desenvolver também peças de prêt-à-porter esportivas. “Mas sempre com alta qualidade”, enfatiza Delfrance Ribeiro. Nas suas criações, Delfrance usa tecidos tops, muito colorido e luxo.
Delfrance se fez estilista na Europa. Nascido no município de Coronel Fabriciano e de uma família do ramo empresarial de carnes, ele sentia desde pequeno o gosto pela moda. Na infância, Delfrance já gostava de ajudar as tias a se vestirem, a escolherem roupas para os eventos. “Mas no interior ser diferente e gostar de moda, para um homem, não é normal”, conta o estilista. Delfrance chegou a começar o curso de Direito, em função da vontade da família, mas acabou largando os estudos e indo para a Europa. “Só assim eu pude seguir o meu próprio caminho”, afirma o estilista.
O fato de ter um amigo morando em Milão o ajudou a pegar o caminho da Itália. Nos primeiros tempos no país, ele chegou a trabalhar como garçom e personal trainer. Ajudado por outras pessoas do mundo da moda, porém, o mineiro começou a investir na carreira de estilista. Fez o curso de moda no Istituto Marangoni e no final dos estudos foi trabalhar com a estilista inglesa Vivienne Westwood, em Londres. Mas voltou a estudar na Itália, no Istituto Carlos Secoli, desta vez modelismo.
O começo de Delfrance na carreira solo foi uma coleção masculina. “Foi uma ótima aventura”, conta o mineiro, que insistiu na ideia de fazer roupas para homens por duas coleções. Essa não era, porém, exatamente a sua praia e o estilista resolveu ir para Paris, onde estudou alta costura na instituição Chambre Syndical de Haute Couture. “Aí eu entendi como fazer drapping (dar forma e caimento ao tecido) e colocar tudo que tenho em mente para fora”, relata Delfrance.
O trabalho com moda feminina foi a revelação do estilista. “Eu acredito que a moda não é uma opção, é um trabalho que você tem que estar disponível 24 horas. Para isso tem que ter uma grande paixão. Às vezes acho que vou ficar louco, cada dia, cada hora e momento há sempre algo ou coisas que possam inspirar”, afirma o mineiro. Há cerca de dois anos, após já ter o nome conhecido na Europa e nos países para os quais exporta, ele resolveu retornar ao Brasil, não para morar, mas para vender suas coleções.
Contato:
Delfrance Ribeiro
Site: www.delfranceribeiro.com
Telefone: +39 02 39680158