São Paulo – Começa em 11 de abril no Sesc São Caetano, no ABC Paulista, um curso de dança árabe para mulheres. As alunas, de qualquer idade, irão aprender a fazer os principais movimentos corporais da dança e até a utilizar alguns adereços desta técnica, como fitas, nas apresentações e nos exercícios.
"A dança do ventre atrai muita gente, dos dois sexos, de todas as idades. Trabalho com ela há mais de 25 anos e sinto que ela fascina as pessoas. Este curso é mais voltado à construção dos movimentos básicos, ao aprimoramento da consciência corporal. A dança do ventre queima calorias e também modula a musculatura do corpo", diz a professora, a coreógrafa e bailarina Luciana Lambert.
Embora seja considerada uma dança "sensual", Lambert afirma que desenvolver sensualidade não é o objetivo principal da dança. "Ela é terapêutica, permite à mulher se curtir, ela se ajusta aos biotipos femininos e realmente permite soltar a sensualidade, mas esta não é a razão principal desta dança. Ela tem origem sagrada, era praticada entre mulheres e em louvor a uma deusa", afirma a professora. Segundo Lambert, a prática foi desenvolvida na região do Crescente Fértil por volta de 5.000 a.c., na região onde fica a Turquia.
Além dos exercícios, as alunas irão aprender sobre a história desta técnica e um pouco da cultura do Líbano, Síria, Golfo Pérsico e Egito. Em cada país a dança árabe tem uma característica distinta, pois o ritmo da música e alguns movimentos mudam.
Serviço
Danças orientais: dança árabe
Às quartas-feiras e sextas-feiras, às 19h
No Sesc São Caetano (R. Piauí, 554, Santa Paula)
De 11/04 a 29/06
Inscrições a partir de 02/04. Grátis
Informações no telefone (11) 4223 8800
Limite de 20 vagas

