São Paulo – A Experimentus Cia de Dança, do Ceará, participa do Festival de Dança Contemporânea de Ramallah, que começou no dia 15 e segue até 25 de abril, na Palestina. A apresentação do grupo cearense acontece no domingo (21), às 19h30. O festival conta com a participação de 13 companhias de dança de dez países.
“O público palestino gosta da arte brasileira, especialmente da dança, que é muito familiar aos palestinos. Temos também o apoio da embaixada brasileira, que é muito ativa”, conta Khaled Elayyan, diretor do festival. “É muito importante para os palestinos conhecer a dança do Brasil e também que nós convidemos artistas de outros países para conhecer a nossa cultura”, diz.
O festival acontece desde 2006. Este ano, segundo Elayyan, foram recebidas cerca de cem inscrições de companhias interessadas em se apresentar no evento. “Vimos o vídeo da Experimentus e gostamos. Eles tem uma bonita performance e consideramos importante ter uma cooperação com o Brasil”, destaca.
A Experimentus vai apresentar o espetáculo “Nada Além da Embalagem”, que faz uma crítica à preferência da sociedade pela aparência das coisas e pessoas. A companhia foi formada em 2005 pelo coreógrafo Paulo Lima e, antes de desembarcar na Cisjordânia, se apresenta em Portugal e na Espanha.
Além da companhia brasileira, o festival de Ramallah recebe também grupos da Noruega, Palestina, França, Grécia, Suíça, Irlanda, Tunísia, Alemanha e Reino Unido. De acordo com Elayyan, o público do festival chega a atingir seis mil pessoas. “O público tem crescido a cada ano”, afirma.
O diretor conta ainda que, nestes oito anos de evento, o festival já recebeu 110 companhias e teve a participação de 1.800 artistas. Esta é a segunda vez que o evento recebe uma companhia brasileira, a primeira foi em 2007.
O festival é promovido pela organização não-governamental Sareyyet Ramallah-First Ramallah Group, que conta com três grupos de dança, um folclórico, um contemporâneo e um para crianças. A ONG mantém ainda uma escola de dança infantil com 120 alunos.
A programação completa do Festival de Dança Contemporânea de Ramallah está disponível no link http://migre.me/e9JBo.


