São Paulo – Professores de música e dança de diversos países vão estar em Salvador, na Bahia, entre os dias 29 de janeiro e 01 de fevereiro, para o Encontro Internacional de Música e Danças Étnicas. Eles vão ministrar cursos e workshops das regiões dos Bálcãs, Índia e Oriente Médio. Entre os professores, vai estar o egípcio Mohamed El Sayed, que ensina a Dança Núbia.
“Além de ensinar as danças para o público, o objetivo do encontro é trazer um pouco da cultura dos outros países para o Brasil”, afirmou a organizadora do evento, Gláucia Rodrigues. Ela, que é pscicoterapeuta e trabalha com danças circulares orientais como forma de terapia há mais de 15 anos, acredita que praticar danças de diferentes etnias é um modo de conhecer e reviver o sentimento do povo, difundindo sua cultura de forma pacífica e solidária. “É trabalhar o respeito pelo o que é diferente”, acrescentou.
De acordo com Gláucia, as danças circulares são danças de roda recolhidas de diferentes partes do mundo, em diferentes períodos, e vêm sendo utilizadas nas áreas de saúde, educação e recursos humanos pelos inúmeros benefícios que proporcionam aos participantes.
No encontro, os participantes dos cursos vão poder vivenciar diversas danças e músicas folclóricas, como Música Cigana da Romênia, com a banda Mahala Raí; Danças dos Bálcãs, com Michael Ginsburg; Danças Búlgaras, com Mariana Paunova; entre outras danças e músicas étnicas da Índia e Egito. Também vai participar o professor Douglas Felis, venezuelano criado no Egito que atualmente leciona percussão egípcia no Brasil.
Segundo Gláucia, foi Felis quem indicou o egípcio Sayed para ministrar o curso de Dança Núbia. “Ele vai ensinar outros aspectos da Dança Oriental, fugindo um pouco da Dança do Ventre”, disse a terapeuta, que pretende transmitir aos participantes o espírito comunitário que a prática das danças circulares oferece.
O encontro vai ser realizado no Hotel Bahia Plaza Resort e será aberto ao público. Não é necessário estar hospedado no hotel para participar. Até o dia 10 de janeiro, o preço do pacote sai por R$ 420,00; a partir do dia 11, sobe para R$ 460,00. Os preços não incluem hospedagem. A renda do evento será revertida para o Programa de Segurança Alimentar da Aldeia Tekoá Itanhaen, grupo indígena Guarani, em Tijucas, Santa Catarina.
Realização
O Encontro Internacional de Música e Danças Étnicas é organizado pelo Centro de Estudos Universais – AUM, uma associação privada sem fins lucrativos, de caráter sócio-cultural, que congrega pessoas dispostas a contribuir com a transformação do planeta e a sua saúde, pelo exercício da transdisciplinaridade.
Mais informações e inscrições
Centro de Estudos Universais
Tel. +55(11) 3021 4419
Site: www.ceuaum.org.br