São Paulo – Os ritmos árabes terão uma noite especial em Aracaju, em 15 de junho. Nesta data, a cidade recebe a quinta edição do Festival Danças Árabes de Sergipe, com apresentações de dança do ventre, além de danças folclóricas como o dabke e a nuba.
A organizadora do festival, Flávia Kahyna, é formada em educação física e trabalha há 12 anos com dança do ventre. Ela conta que decidiu organizar o evento para oferecer oportunidade para os dançarinos da região mostrarem seu trabalho.
“Tem muita gente que estuda a cultura e a dança árabe. Então, decidimos criar o festival para mostrar estas pessoas. A partir do evento, muitas receberem convites para dar aulas ou participar de eventos em outras partes do País e também no exterior”, relata.
Além das danças tradicionais, o evento terá apresentação do espetáculo Nordeste Oriental, que mistura ritmos árabes e nordestinos, como baião, forró e samba de coco.
O espetáculo “fusão” surgiu no ano passado, a partir da participação de Kahyna e sua companhia de dança, a Carpe Diem, no Encontro Internacional de Cultura do Oriente Médio, no Rio de Janeiro. “Eu ganhei o prêmio de melhor coreógrafa do evento, mostrando uma fusão de dança do ventre com música nordestina, daí foi criado o espetáculo”, conta.
As inscrições para a participação de dançarinos nesta edição do festival ainda estão abertas. Os interessados passarão antes por um processo de pré-seleção. Além de bailarinos de Sergipe, a maioria dos participantes vem de Salvador, na Bahia, e Recife, em Pernambuco.
Em 2011, o evento reuniu 200 dançarinos. Este ano, o número deve ser ainda maior. “A cada ano está sempre aumentando”, destaca a organizadora do evento. Segundo ela, a comunidade árabe em Sergipe não é grande, mas há muito interesse pela dança oriental. “Nos festivais de dança em geral, não especializados em danças árabes, acaba predominando a dança do ventre”, revela.
Para o público que vai assistir ao festival, basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis, já que o evento é beneficente. “É uma forma de dar a nossa colaboração. Escolhemos instituições de crianças e idosos que não têm apoio do governo”, afirma Kahyna.
Serviço
Festival Danças Árabes de Sergipe
Dia 15 de junho, às 20 horas
Teatro Tobias Barreto
Avenida Presidente Tancredo Neves, 1997, Aracaju, Sergipe
Para entrar é preciso doar dois quilos de alimentos não perecíveis. O teatro tem capacidade para 1,35 mil pessoas.
Informações pelo e-mail ciacarpediem@gmail.com, ou pelo telefone (79) 9954-6422.

