Dubai – Investimentos na América Latina e Caribe foram o tema do painel que fechou as atividades da conferência Annual Investment Meeting (AIM), nesta quarta-feira (10), em Dubai. Um dos convidados para o debate foi Artur Coimbra Oliveira, diretor do departamento de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. “O Brasil tem bons indicadores de telecomunicações. Mais de 90% das cidades, por exemplo, têm acesso ao 4G. Porém, quando se fala em ‘data centers’ (centros de processamento de dados), ainda existe falta”, disse Oliveira em entrevista à ANBA.
Em sua apresentação no painel “Invista na América Latina e Caribe”, ele falou da oportunidade de investimento em data centers e sobre uma proposta que em discussão agora no governo para facilitar as licenças para investir e criar este tipo de negócio no Brasil.
Outros desafios são aumentar a cobertura de internet em áreas rurais. De acordo com Oliveira, 75% dos brasileiros têm acesso à internet em seus domicílios, mas esse número cai para 40% quando se fala em moradias de localidades rurais. Segundo o diretor, o setor já vem sendo visado por árabes, incluindo uma importante empresa de Abu Dhabi. Esta companhia é a Yahsat, que oferece serviços de internet via satélite.
E, ainda, um terceiro setor que traz desafios e oportunidades para investidores é o de levar tecnologia e acesso à internet na região da Amazônia. “Queremos criar um modelo que preserva, mas resgate as pessoas dessa região, dessa falta de acesso à tecnologia e desenvolvimento. Isso poderá ser feito através de parceiras público-privadas. Uma das ideias é utilizar cabos ópticos hidro-fluviais instalados nos trajetos dos rios. Eles vão ligar as regiões e atender as comunidades que vivem em grande parte nas margens dos rios”, explicou.
O painel trouxe, ainda, palestrantes como Cecilia Plottier Igoa, do Escritório de Assuntos Econômicos na Unidade de Investimentos e Estratégias Corporativas da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe (Cepal) e Jorge Sequeira, diretor da Agência de Promoções de Investimentos da Costa Rica (Cinde).