São Paulo – A empresa de entretenimento Beyond Games HQ, da Jordânia, está em expansão. A marca, que já tem lojas na capital, Amã, e na cidade de Zarqa, está abrindo também um espaço no Iraque. E na equipe que comunica o trabalho da empresa está uma brasileira. Isabelle Joia é gerente de Brand e Comunicação da companhia.
Joia, como é conhecida por todos, está no país árabe há cerca de 1 ano e meio. Formada em Comunicação Social no Rio de Janeiro, onde nasceu, a brasileira trabalhou na área em empresas como a Stone Pagamentos. Hoje, ela é responsável por atividades como planejamento e criação de conteúdo na internet ou em veículos offline da empresa na capital jordaniana.
Entretenimento e marketing na Jordânia
Cada loja tem temáticas diferentes. Há um espaço com diversas atividades com trampolins. Em outro parque indoor, há brinquedos como barco pirata e montanha russa. Outro espaço, o 442 Football Park, é focado em brincadeiras que envolvam o futebol. Em virtude da Copa do Mundo do Catar, que acontece neste mês, essa tem sido uma das lojas mais trabalhadas pelo marketing da empresa. “Aproveitamos esse evento para atrair o público. Dessa vez é o futebol, em outros momentos, claro, são outras ações e envolvemos as lojas que têm mais a ver com cada coisa”, explicou Joia.
A brasileira explica que, apesar das diversas lojas, a empresa ainda é pequena. “Para você ter uma ideia, são cerca de 50 funcionários. Na equipe de marketing fazemos campanhas online e offline. Desde pesquisa com público, palavra-chave, até entender necessidades da operação e traçar o plano de marketing”, contou.
Apesar do trabalho não ser sazonal, as celebrações locais influenciam muito no fluxo do calendário da marca. “No verão, nós trabalhamos muito. É a época em que vem gente de todo lugar e as pessoas buscam esse entretenimento. É nossa temporada de trabalho mais pesado, e depois do verão dá uma baixa. Aqui, tem grandes feriados como Eid, e tem também o Ramadã”, afirmou ela.
O costume de ir a shoppings é outra questão cultural que marcou Joia. “Eu vejo que aqui eles não têm pessoas ao ar livre, como temos a praia no Rio ou o Ibirapuera em São Paulo. Então, eles vão muito a restaurantes, shoppings, esse tipo de coisa”, percebeu a brasileira.
Em termos de publicidade online, a estrategista de marketing revela que as mídias sociais mais utilizadas variam dos grandes centros às cidades do interior do país. “Snapchat ainda é muito forte aqui na Jordânia. Em Amã, trabalhamos com o Instagram e o Tik Tok, e nas cidades do interior, como Zarqa, é mais o Facebook. Outra coisa, que é a minha percepção, é de que as pessoas aqui usam muito telefone, quando querem saber algo, elas ligam mesmo”, detalhou a comunicadora.
A língua árabe
Quando decidiu morar na Jordânia, Joia aceitou o convite do namorado, jordaniano, mas sempre deixou claro que seria temporário. “Minha ideia sempre foi trabalhar, juntar dinheiro e ter minha cidadania italiana, e ele sabia disso. Quando decidimos vir à Jordânia, a ideia era ficar um ou dois anos, juntar dinheiro e eu aprender outra língua”, explicou ela.
A outra língua, claro, era o árabe. Para alcançar a meta, a carioca estuda cinco vezes por semana e tem uma rotina dedicada. “Estava muito preocupada com o que estava me esperando, porque a língua é uma barreira muito grande. Tomei a decisão de começar a estudar mesmo. Não sou muito disciplinada para fazer algo sozinha, então preciso ter o compromisso de um curso. Hoje, eu falo. Não sou fluente, mas falo e eles ficam muito felizes em ver que alguém de fora está interessado em aprender o árabe”, diz.
Para se ambientar com a língua falada nas ruas da Jordânia, Joia explica que outro trunfo foi sua inquietude. “Foi muito difícil no início, mas depois comecei a achar minhas coisas. Comecei a trabalhar, a lutar jiu-jitsu, também encontrei um coral, onde cantamos em árabe. E eu tenho uma banda de jazz também, a Studio 23. Sempre quis ter uma banda e cantar em barzinho e aqui eu tive a oportunidade. E pensei ‘vou me jogar’”, destacou ela.
A carioca já falava inglês quando chegou em Amã e desde o início foi bem recebida no país. “Aqui, eles aprendem inglês com um nível muito bom na própria escola. Mesmo as pessoas que não falavam tão bem o inglês, faziam gestos e conseguiam me entender. Eles adoram o Brasil”, lembrou.
Para a comunicadora, a estadia no país do Levante já tem valido a pena. Neste tempo, Joia já conheceu o Mar Morto, visitou o Egito e esteve por diversas vezes no deserto Wadi Rum. “A energia lá é incrível. É um lugar de paz”, conta. E para quem ainda pensa em ir à Jordânia, ela avisa: “Aqui eles vão te dar oportunidade se verem que você é bom”.
Assista, abaixo, um vídeo em que Joia convida, em árabe, os jordanianos a assistir os jogos nas lojas da Beyond Games HQ: