São Paulo – A brasileira e escritora Wiana Kell (foto acima) vive em Dubai. No emirado, ela tem um pequeno jardim em sua residência, compra flores toda semana, vai ao deserto observar a lua, convive de perto com o calendário lunar seguido pelos muçulmanos e com o simbolismo que a lua tem para eles. Também no emirado ela escreveu o livro “O Jardim da Lua”, uma narrativa poética em prosa sobre a lua e os jardins.
O livro foi criado em português e lançado em março. Ele conta a história da lua, que do céu observa os jardins e, a partir de um desejo profundo enviado ao universo, consegue ir habitar em um deles. Na nova morada, a lua faz amizade com libélulas, flores e animais, mas depois percebe que algo falta lá no alto. “Ela decide voltar para o céu, que, na verdade, é o jardim dela, mas de cores e formatos diferentes”, explica Wiana.
A obra é infantil, mas também é apropriada para adultos, já que traz uma reflexão sobre a existência, o papel de cada um no mundo, a coragem de tomar decisões e de revê-las. Kell acredita que a leitura será diferente de acordo com a idade. “É um livro cheio de camadas”, afirma a autora. Essa é a segunda obra lançada pela brasileira. A primeira, também infantil, foi o livro de poesias “Pepa & Keka – Quem viu rimas por aí?”.
Leia mais:
- De Dubai, as rimas de uma brasileira
- Os livros mais vendidos na Arábia Saudita e Emirados
- Recém-lançada, editora Tabla foca em títulos árabes
O novo livro teve como ponto de partida os estudos de Kell sobre poesia haicai, originária no Japão, na qual as temáticas são voltadas a questões da natureza e do universo. A releitura de um dos poemas sobre lua e flores a fez perceber que ali havia uma ideia a ser mais explorada. E assim surgiu o livro. Os desenhos que a escritora fez no estudo do haicai serviram de inspiração para a obra, cuja ilustradora é a premiada Ana Matsusaki.
A publicação não é sobre Dubai, mas Kell tem no seu cotidiano no emirado a presença dos elementos principais do livro. “A gente sente falta daquela natureza do Brasil, é uma forma de se conectar”, afirma Kell, sobre seus esforços para se manter sempre rodeada de verde e de flores. Muitas casas em Dubai têm jardins internos. “Eu moro num condomínio, tem lago, aves, eu mudei para cá por conta do paisagismo”, diz.
Vida no exterior
Wiana Kell vive nos Emirados há 14 anos. Antes ela morou no Bahrein e anteriormente a isso, no Canadá. Nascida no Ceará, mas com boa parte da infância passada no Pará, ela se formou em Turismo. A trajetória de expatriada foi abraçada para acompanhar o marido, que trabalha no setor aéreo. No exterior, a brasileira também estudou línguas, marketing e hotelaria. Foi o trabalho na área de comunicação de uma companhia aérea, nos Emirados, que a reconectou com a língua portuguesa depois de muito tempo de um cotidiano baseado no inglês.
Além do trabalho com comunicação, o nascimento das filhas levou Kell para perto da literatura. A ajuda nas tarefas escolares, a leitura de livros e a participação em horas do conto com as meninas a aproximaram desse universo. Kell deixou o emprego há dois anos e desde lá faz atividades voluntárias, como a colaboração com o blog “Diário de uma expatriada”, em que cerca de 50 mulheres contam suas experiências de vida ao redor do mundo. Ela também distribui livros do clube de assinatura de livros infantis A Taba para a comunidade brasileira nos Emirados.
O livro “O Jardim da Lua” tem 31 páginas e foi lançado pela editora Tigrito, do Rio de Janeiro. Por enquanto, ele só está disponível em português, mas a autora está em conversa com editoras para publicá-lo em inglês e no idioma árabe. A obra pode ser encontrada em algumas livrarias no Rio de Janeiro e em São Paulo ou de forma online. Nos Emirados, os pedidos podem ser feitos diretamente para a escritora.
Serviço:
O Jardim da Lua
Páginas: 32
Formato: 17×23cm (capa dura)
Preço: R$ 50 (60 dirhams)
E-Book: R$ 20