São Paulo – Os deputados jordanianos André Mourad Hawary, Haitham Grais Aoude El Ziadin, Abdullah Ali Khaleel Awad e Firas Jameel Ali Al Sawaeer visitaram a sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na tarde desta sexta-feira (14). André Mourad é filho de brasileira e fala português. Eles foram recebidos pelo vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Orra Mourad. Os políticos pediram ajuda para levar mais turistas brasileiros ao País. Eles também querem que a Jordânia exporte mais fertilizantes e azeite de oliva para o Brasil.
“Há muitos brasileiros visitando Israel, e queremos que eles saibam que a Jordânia também é uma terra santa. Queremos atrair mais turismo religioso e cultural para o nosso país”, disse André Mourad. Mohamad Mourad disse que a Câmara Árabe pode ajudar a organizar essa promoção. André disse que o Brasil é um mercado mais importante para a Jordânia do que toda a Europa.
O deputado disse que a Jordânia é um país que está aberto para vender para o mundo todo. “Queremos ampliar o comércio com o Brasil e temos dois grandes mercados vizinhos, Iraque e Síria, que precisam de tudo e a Jordânia é praticamente o único caminho para entrar nesses países, e temos estrutura jurídica para isso”, contou André. Segundo ele, uma mercadoria descarregada no Porto de Aqaba chega em cerca de três horas no Iraque. Eles também enviam produtos para a Palestina.
Os jordanianos também querem vender mais azeite de oliva ao Brasil. “Sabemos que o Brasil tem um mercado grande para o azeite de oliva”, disse André.
Estavam presentes a diretora de Relações Institucionais da entidade, Fernanda Baltazar, o diretor Mohamad Abdouni, o gerente de Tecnologia, Norton Chagas, e analista de Tecnologia, Helena Leite. Baltazar apresentou os serviços da Câmara Árabe e os números da balança comercial do Brasil com a Jordânia. Chagas apresentou o Ellos, plataforma de blockchain da Câmara Árabe que já está sendo utilizado nas transações comerciais entre o Brasil e a Jordânia.
Atualmente, a Jordânia é o décimo destino das exportações brasileiras entre os países árabes, e fica também na décima colocação entre os fornecedores de produtos árabes ao País. Em 2022, foram embarcados US$ 399,92 milhões em produtos do Brasil à Jordânia, e foram importados US$ 181,41 em produtos jordanianos ao País.
O Brasil exporta à Jordânia principalmente carne de frango, milho, café, gado vivo, carne bovina, madeira, tabaco e soja. O país do Levante vende ao Brasil principalmente fertilizantes à base de potássio, cálcio, fósforo e nitrogênio.