Kuwait News Agency*
Tóquio- Foi descoberto na China um grande campo de gás natural na província de Sichuan, no sudoeste do país. O campo contém reservas comprovadas de 600 bilhões de metros cúbicos de gás, conforme noticiou hoje (28) o jornal estatal China Daily.
No total, já foram encontrados 3,8 trilhões de metros cúbicos de reservas de gás natural na região. Esse total inclui 244 bilhões de metros cúbicos em reservas exploráveis, o que corresponde a aproximadamente quatro vezes a produção atual do país. Há também um campo de gás contendo reservas de 356 bilhões de metros cúbicos de gás natural em Puguang, ainda de acordo com o China Daily.
A China National Petroleum Corporation, maior produtora de petróleo e gás do país, e a Sinopec Corporation, maior refinaria da China, pretendem construir cinco usinas de purificação em Dazhou. As usinas, que deverão processar 74 milhões de metros cúbicos por dia, têm conclusão prevista para 2010.
Com o aumento na demanda por energia, a China – segundo maior consumidor de petróleo do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos – está intensificando suas atividades de exploração de petróleo. O país quer aumentar a geração de energia e assim reduzir sua dependência das importações.
No final de 2006, a China tinha cerca de 2,4 trilhões de metros cúbicos de reservas economicamente viáveis de gás, segundo o Ministério da Terra e Recursos. O plano de desenvolvimento de energia da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas da China tem como meta aumentar a produção anual de gás natural, que foi de 49,3 bilhões metros cúbicos em 2005, para 92 bilhões de metros cúbicos até 2010. O consumo de gás natural no país, que foi de 50 bilhões de metros cúbicos em 2005, deve ultrapassar os 100 bilhões metros cúbicos em 2010.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum