Geovana Pagel
geovana.pagel@anba.com.br
São Paulo – Os acessórios de moda criados pela designer Tatiana Arrigoni já conquistaram clientes em vários lugares do mundo. Colares, pulseiras, brincos, anéis e pingentes criados pela brasileira podem ser encontrados em lojas multimarcas nos Emirados Árabes Unidos, no Líbano e na Harvey Nichols de Riad, na Arábia Saudita. Com quase quatro anos de existência, a marca T. Arrigoni também caiu no gosto de importadores franceses, italianos, alemães, belgas, espanhóis e norte-americanos.
Além disso, a designer acaba de fechar contratos de representação na Itália, na Turquia e na Rússia. A maioria dos contatos com os importadores foram feitos em feiras internacionais como a Eclat de Mode Bijorhca e a Prêt-à-Porter, realizadas anualmente em Paris, na França.
Tatiana é formada em Desenho Industrial e trabalhou com edição de arte em várias publicações e revistas durante quatro anos. Como hobby fazia um curso de ourivesaria. “Fazia o curso porque gostava muito e me ajudava a fugir do estresse”, conta a designer que já fazia uma peça ou outra para ela e para as amigas. Depois de passar um longo período sem férias, o mês de descanso serviu para Tatiana ter certeza de que queria trocar a rotina das redações por um ateliê.
O primeiro passo foi definir os materiais com os quais iria trabalhar. “Eu queria aplicar a técnica da joalheria para manipular outros materiais e poder criar peças diferentes das tradicionais. Porque na minha percepção as jóias são muito certinhas. Foi aí que descobri que o latão era ideal porque agüenta o fogo assim como os metais nobres como ouro e prata”, explica.
A proposta da designer foi fazer tudo muito artesanal. As criações são cheias de estilo próprio. Tatiana trabalha no latão como se estivesse usando agulha e linha, costurando formas em filigrana e bordados em ponto cruz que são arrematados por aplicações de gemas naturais e incrustações de cristais Swarovski. “Os cristais, por exemplo, são cravados na peça e não apenas colados”, observa a designer. Outro detalhe é que o latão também recebe banhos de ouro, prata ou metal envelhecido.
Para desenvolver cada nova coleção, sempre inspirada num tema específico, a designer conta com a ajuda da mãe Tais Arrigoni. A produção anual média é de seis mil peças, feita em fábrica própria onde trabalham 10 funcionários. Contando com a parte de marketing e vendas, somam 25 pessoas. A coleção verão 2009, já em desenvolvimento, é inspirada na mitologia. “Inicialmente estudamos os símbolos e como aplicar a técnica de joalheria para desenvolver determinado desenho ou peça”, explica a designer.
No Brasil, o trabalho de Tatiana Arrigoni pode ser encontrado em diversos endereços. Em São Paulo, no Clube de Estilo e no Conceito Firma Casa. No Rio de Janeiro, na Casa Alberta, e em Pernambuco, na Dona Santa. Além de mais outros 20 pontos-de-venda em todo o país.
Prêmios
Em janeiro desse ano, a designer venceu pela segunda vez consecutiva o prêmio Ornamenta durante a Macef Milano – Salone Internazionale della Casa, em Milão, na Itália. Esse ano o prêmio foi na categoria melhor peça Grande, com um colar de pena. Em 2007 o prêmio foi na categoria melhor uso do metal com a pulseira Girassol. O prêmio Ornamenta conta com um júri de jornalistas especializados, profissionais de renome e designers.
Contato
Tatiana Arrigoni
Site: www.tarrigoni.com.br
Clube de Estilo
Telefone: +55 (11) 3081-0001