São Paulo – A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) divulgou a agenda de uma série de atividades online que vão marcar o Dia Mundial do Refugiados neste sábado (20). A programação envolve atividades artísticas e de entretenimento.
Vão ocorrer três seminários online no sábado, com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sesc-SP e Museu da Imigração, sobre perspectivas de acolhida e integração de refugiados, a questão do refúgio e o deslocamento forçado em meio à covid-19. Também no sábado, o Acnur participa do webinar que lança o livro Passarela, publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), primeira publicação de ensino de português para refugiados e migrantes no ambiente universitário. No mesmo dia, será realizada a live “Juntos #ComOsRefugiados”, com a participação de artistas que farão shows virtuais em solidariedade às pessoas em situação de refúgio.
No domingo, dia 21, será lançada a exposição virtual “Em Casa, no Brasil”, da ONG Estou Refugiado com o Sesc-SP. No mesmo dia será transmitida a “Live de Todos os Povos”, com a exibição do documentário sobre a Orquestra Mundana Refugi – composta por músicos brasileiros, refugiados e migrantes de diversas partes do mundo. Haverá uma participação de Chico Buarque.
Confira a agenda completa aqui.